You are currently viewing Importância do apoio familiar no pré e pós operatório da cirurgia bariátrica

Importância do apoio familiar no pré e pós operatório da cirurgia bariátrica

O processo todo que envolve o pré e pós operatório de uma Cirurgia Bariátrica envolve toda uma abordagem multidisciplinar, especialidades médicas, psicológica e nutricionista. Entretanto, simultaneamente a isso o (a) paciente é envolvida por uma série de “pressões sociais”, seja a favor ou contra. Nossa experiência nos deixa tranquilos e seguros de que o resultado final do tratamento da obesidade e de suas doenças associadas pela cirurgia bariátrica é extremamente benéfico para nossos pacientes.

Porém, quando essa “pressão social” é negativa em relação a decisão do paciente, quase certo que está associada à falta de informação ou informações inverídicas de fontes não seguras. Pior ainda, quando essa “pressão” vem de dentro da própria casa ou da família.

Se preparar para cirurgia envolve uma série de mudanças comportamentais que dependem, e muito, de um apoio psicológico e comportamental de toda a família, principalmente daqueles com quem se convive com frequência. A decisão deve ser apoiada. Pacientes devem estar confiantes no procedimento e nesse apoio familiar, além é claro de estar sendo tratado por uma equipe experiente.

Além disso, a mudança do padrão de alimentação no pré e no pós operatório deve ser respeitada pelos demais componentes da casa. A dieta líquida por cerca de 3 semanas, restrição de doces por alguns meses, assim como de refrigerantes e pizzas/lanches…. Tudo isso faz parte do processo de emagrecimento no pós operatório e toda a família tem que entender e apoiar esse momento, ao invés de expor o paciente a esse tipo de refeição.

O estímulo às caminhadas no pós operatório, assim como outros detalhes da rotina do pós operatório recente devem ser de conhecimento de todos em casa.

Não permita que a falta de informação prejudique o seu processo de emagrecimento. Leve seu marido/sua esposa para as consultas, nossa equipe irá esclarecer todas as dúvidas. Assistam nossas palestras e tragam suas dúvidas. Você paciente e sua família tem que estar seguros sobre o procedimento e cientes das mudanças necessárias.

Dr. Ricardo Moreno

Deixe um comentário