You are currently viewing Dumping após a cirurgia bariátrica. O que é?

Dumping após a cirurgia bariátrica. O que é?

A Síndrome de Dumping é um quadro que acontece no pós-operatório da cirurgia bariátrica e muito comentado entre os pacientes. Mas afinal o que é o Dumping? Quais os sintomas? Traz alguma consequência grave ao paciente?

O Dumping ocorre pela passagem rápida do estômago para o intestino, de alimentos com grandes concentrações de gordura e/ou açúcares. Geralmente ocorre em alguns pacientes com hábitos alimentares errados no pós-operatório e apesar de alguns pacientes reclamarem do sintomas, a Síndrome de Dumping serve como um “freio” para o paciente.

Os sintomas mais frequentes são sonolência, palpitação, sudorese, fraqueza, náuseas, cólicas intestinais, desmaios e diarreia. Os sintomas geralmente aparecem 10-30 minutos após a alimentação.

Nem todos os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica vão apresentar a Síndrome de Dumping. No Bypass Gástrico (ou cirurgia de Foby-Capella) a sua ocorrência é muito mais frequente que naqueles que fizeram a Gastrectomia Vertical (Sleeve), sendo que nesta última, a possibilidade de ocorrer o Dumping é pequena.

Não existe uma lista determinada de alimentos que levam ao Dumping. A reação aos alimentos é individualizada e só após a cirurgia é que o paciente saberá quais alimentos que podem levar aos sintomas.

Apesar de não ter cura e poder acompanhar o indivíduo por toda a vida, a grande maioria das pessoas aprende a conviver com o dumping, evitando os alimentos que lhes são menos favoráveis.

A Nutricionista é fundamental para diminuir as chances de Dumping. Algumas dicas são: evitar o consumo de açúcar, doces e alimentos gordurosos; fracionar a alimentação em aproximadamente 6 refeições por dia em menores volumes; não ingerir líquidos durante as refeições (consumir até 1 hora antes e 1 hora após); aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras; e mastigar bem. A ingestão de proteína durantes as refeições ajudam na lentificação da digestão o que pode minimizar o risco dos sintomas de Dumping.

A Síndrome de Dumping é um mecanismo importante para evitar o excesso de alimentos errados. A ocorrência de sintomas frequentes de Síndrome de Dumping deve servir como um alerta para mudança de hábitos afim de evitar ganho de peso.

Dr. Marçal Rossi

Deixe um comentário