You are currently viewing Hérnias podem voltar após a cirurgia?

Hérnias podem voltar após a cirurgia?

Hérnias da parede abdominal são defeitos ou “buracos” na parede abdominal, pelos quais, órgãos ou estruturas do interior do abdome (gordura intra-abdominal, intestino etc.), podem atravessar, formando nódulos ou abaulamentos na parede abdominal. O tratamento das hérnias da parede abdominal acontece através de cirurgia e muitas vezes com colocação de tela. Mas as hérnias podem voltar mesmo após a cirurgia? Infelizmente podem sim.

Antigamente as cirurgias para correção de hérnias da parede abdominal não eram feitas com uso de tela e a chance das Hérnias voltarem eram muito maiores. Atualmente com exceção de hérnias umbilicais muito pequenas, corrigimos as hérnias da parede abdominal com uso de telas.

Com o avanço da tecnologia dos materiais e telas e também o avanço das técnicas cirúrgicas a chance de uma hérnia voltar após o tratamento cirúrgico é muito pequena, mas infelizmente existe.

É muito importante seguir as orientações do seu cirurgião para evitar que isso aconteça. O retorno as atividades cotidianas e atividade física deve ser individualizada, levando-se em conta o tipo de cirurgia realizado, o tamanho e localização da hérnia, além de características do paciente. A realização antes do tempo de atividades físicas intensas, por exemplo, podem ser um problema e causar o retorno da hérnia e necessidade de nova cirurgia.

Siga as orientações do seu cirurgião!

Dr. Igor Benevides

Deixe um comentário