A obesidade é uma doença multifatorial, crônica e que precisa ter um acompanhamento multidisciplinar no longo prazo. Um dos fatores que estão relacionados a isso tudo, seja como uma das causas, seja como um fator de difícil mudança durante seu tratamento, é o fator AMBIENTE OBESOGÊNICO.
Aquele cantinho do trabalho onde há um café açucarado com bolachas, biscoitos, balinhas ou bolo… no meio da tarde virá o cansaço e lá você “se acalma” e ganha aquele estímulo para as últimas horas de trabalho…
O home office, se mal aproveitado, favorece o sedentarismo e o hábito beliscado, afinal cada basta alguns passos e estará na cozinha para comer um bolinho ou “fazer um lanchinho”, muitas vezes mesmo sem ter fome. Passam-se vários dias sem nem sair de casa, e se tiver que ir até a portaria pegar algum coisa vem a preguiça, exceto se for para a comida do delivery…
E os exemplos são vários, acontece que mesmo sem perceber vários são os pontos envolvidos na avaliação do ambiente onde você vive, seja no trabalho, em casa, convívios sociais etc.
E mudanças nesse ambiente são fundamentais. E se o ambiente não puder se mudado, como os lanchinhos do trabalho, mude o seu relacionamento com eles: não se exponha a esse cantinho, leve sua comida, beba mais água, beba chás…
Se trabalha em home office, determine horários, crie uma rotina real, valorize seu horário de almoço, aproveite e maleabilidade de horário para sua caminhada de manhã cedo ou qualquer outro horário.
Faça uma boa avaliação do que você coloca no seu carrinho do supermercado. Enquanto você colocar na sua dispensa pães, salgadinhos, doces, bolinhos, refrigerantes, etc tudo ficará mais difícil.
Reveja também como tem aproveitado seu fim de semana, relação com a bebida alcoólica etc
Criar novos hábitos é trabalhoso, então não coloque fatores que irão dificultar ainda mais.
Compreender que num seguimento de tratamento da obesidade esses fatores ambientais são fundamentais.
Você é o protagonista do seu tratamento!
E num pré operatório de pré operatório de cirurgia bariátrica, criar essas mudanças antes de operar é importantíssimo para o sucesso do emagrecimento a longo prazo e evitar recidivas de peso!