As vitaminas e minerais são substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e devem ser ingeridos através da alimentação já que o nosso corpo não é capaz de produzir sozinho, diferente de outros nutrientes. Tomar vitaminas é responsável por regular enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo de uma forma geral.
Na verdade não existe um melhor horário para se tomar as vitaminas. Não há evidencia a respeito de como tomar um multivitamínico, porem é sempre melhor ingerir sua dose diária em conjunto de uma refeição sólida, de preferência que contenha alguma fonte de gordura, isso ajuda na absorção das vitaminas A,D,E e K que são solúveis em gorduras.
Já as vitaminas B, C e o ferro podem ter uma melhor absorção em jejum e podem ser consumidos pela manhã.
É importante lembrar que alguns nutrientes exigem mistura especializada para obter máxima absorção. Por exemplo, o ferro é mais bem-absorvido em ambiente ácido e as vitaminas lipossolúveis necessitam de uma fonte lipídica.
O importante é que as vitaminas sejam tomadas na melhor hora para o paciente, isso garante que as vitaminas sejam tomadas de forma consistente. Uma vez que vira rotina essa não será mais esquecida. Não tomar a vitamina pode trazer consequências a longo prazo.
(Nutricionista Aline Ferrite Ramos Monte – CRN 3-12198)
Olá 👋🏻😃, aqui vai o meu bom dia!!
Desejo tirar minhas dúvidas em relação a ql tipo de vitaminas ideal para uma mulher de 41 anos!?
Não existe uma regra. Os polivitaminicos de A-Z podem ajudar. Entretanto, apenas com exames de sangue específicos você saberá qual o melhor suplemento.