NUTRIÇÃO

nutricionista

Nutrição é a combinação dos processos onde recebemos os alimentos, realizamos a digestão dos mesmos e os utilizamos para a realização das atividades diárias, para o crescimento e renovação dos tecidos.

Sempre que nos alimentamos devemos ter em mente as leis que regem a alimentação equilibrada: quantidade, qualidade, harmonia e adequação.

A obesidade é uma condição muito difícil de ser tratada. A cirurgia é uma opção para pessoas obesas mas, como todo tratamento, depende de cada um com compromisso e motivação.

Por isso é importante que todo paciente, pré e pós operatório, tenha um acompanhamento nutricional para que seja orientado e monitorado em relação ao seu peso.

Paciente submetidos a cirurgia bariátrica seguem uma dieta específica no pós-operatório. Os primeiros 20 dias se restringe a uma dieta líquida, sempre em pequenos volumes e pequenas quantidades. Após esses 20 dias a consistência da dieta é evoluída para pastosa e gradativamente para dieta branda, isto é, com todos os alimentos cozidos. No segundo mês após a cirurgia o paciente já estará consumindo todos os tipos de alimentos sempre em pequenos volumes e pausadamente. O paciente precisa ter o cuidado na escolha dos alimentos nutritivos, pois a quantidade de alimentos continua moderada.

Após a cirurgia, além da alimentação, os hábitos alimentares também devem ser mudados principalmente a mastigação que é peça fundamental nessa cirurgia. Por isso é necessário paciência e calma na hora das refeições. A quantidade do alimento ingerido vai ser menor e o tempo de refeição maior.

O tratamento nutricional é importante pois o paciente deverá mudar alguns comportamentos essenciais no seu estilo de vida para adquirir o sucesso da cirurgia, que depende de cada um.