You are currently viewing Passo a passo para realização de Cirurgia Bariátrica

Passo a passo para realização de Cirurgia Bariátrica

Muitos pacientes nos perguntam qual é a rotina e preparação necessária para a realização da cirurgia bariátrica. Vale ressaltar que a cirurgia bariátrica nunca é a primeira opção de tratamento da obesidade, mas sim uma ferramenta importante e potente para pacientes que tiveram insucesso no tratamento clinico.

Desse modo, a partir do momento em que o procedimento é indicado pelo especialista, é necessário iniciar um acompanhamento médico, com equipe multidisciplinar. Isso é importante para preparar o paciente de modo integral para a cirurgia, garantindo segurança e eficácia no seu resultado em curto, médio e longo prazo.

Abaixo iremos detalhar cada passo do preparo do paciente para a cirurgia bariátrica:

Passo 1: procurar ajuda médica para informações sobre o procedimento.

Passo 2: na primeira consulta, o médico cirurgião ira colher todo o histórico do paciente e classificar se ele esta dentro dos critérios para a realização da cirurgia. Nessa consulta será realizado pesagem do paciente, medição da altura, cálculo do IMC. O médico questionara a respeito de doenças associadas, histórico pessoal e familiar e detalhes sobre o insucesso no tratamento clínico.

Passo 3: Caso o paciente esteja dentro dos critérios para realizar a cirurgia iremos solicitar exames pré-operatórios (endoscopia digestiva alta, exames de sangue e ultrassonografia de abdome) e encaminhar a equipe multidisciplinar que consiste em cardiologista, endocrinologista, pneumologista, nutricionista, psicólogo e outros especialistas caso seja necessário.

Passo 4: Mensalmente a nossa equipe realiza uma palestra de orientação para elucidação e transparência de todo o procedimento. A ideia da palestra é levar informação de qualidade a pacientes e famílias sobre todo o processo cirúrgico. A palestra pode ser realizada presencialmente ou através do Facebook.

Passo 5: Com os exames de sangue, endoscopia e ultrassonografia de abdome e recomendável que o paciente retorne em consulta para iniciar a decisão de qual técnica cirúrgica seria mais adequada para o paciente.

Passo 6: após ter todos os laudos dos especialistas autorizando a cirurgia o paciente deve voltar em consulta aonde o cirurgião irá solicitar a guia cirúrgica ao convênio. Alguns planos de saúde exigem uma perícia; esses pacientes serão comunicados pela clínica ou pelo convênio. A partir desse momento é hora do paciente se preparar para uma nova rotina e para a mudança de hábitos.

Passo 7: cuidar da alimentação no período pré-operatório é fundamental, já que é importante que alguns pacientes percam por volta de 5% do seu peso antes da cirurgia. O nutricionista é quem vai determinar como diminuir o peso sem perder nutrientes importantes para o funcionamento do corpo. Além da perda de peso, deve-se evitar álcool e tabaco com o intuito de reduzir complicações.

Passo 8: com a guia cirúrgica liberada o paciente passara novamente em consulta com o seu cirurgião para marcação da data definitiva da cirurgia e realizar todas as orientações da internação e rotina no hospital.

Vale lembrar de que é extremamente importante procurar um cirurgião qualificado, conhecer o seu histórico e, principalmente, avaliar se você se sente seguro para a realização da cirurgia bariátrica com o especialista e sua equipe. A SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica) tem uma lista de cirurgiões que estão aptos a realizar a cirurgia.

Conhecer e ter afinidade e confiança em toda a equipe multidisciplinar também é primordial para sanar as dúvidas, diminuir a ansiedade e garantir mais segurança para realizar a cirurgia.

Dr. Felipe Rossi

Deixe um comentário