You are currently viewing A importância das caminhadas no pós-operatório

A importância das caminhadas no pós-operatório

Se sua cirurgia for de manhã, à tarde você já deve estar andando no corredor do hospital. Se for à tarde, à noite já deve ter sua primeira caminhada pós operatória.

Caminhar e sair da cama são atitudes fundamentais para auxiliar na sua recuperação pós-operatória ainda no período de internação hospitalar. Ao caminhar você:

  • diminui suas dores pós operatórias;
  • melhora a ventilação pulmonar, diminuindo as chances de complicações como pneumonia;
  • melhora a circulação sanguínea de seus membro inferiores, diminuindo as chances de
    trombose e embolia;
  •  melhora o funcionamento do intestino, facilitando a eliminação de gases e preparando para
    uma melhor aceitação da dieta no dia seguinte da cirurgia;
  •  ajuda a “distrair a cabeça” e o tempo passa mais rápido, bem melhor do que ficar dentro do
    quarto o tempo todo, etc.

A primeira vez que você for levantar da cama ao retornar do centro cirúrgico para o quarto peça ajuda, pois você poderá ter tontura. Isso acontece devido o fato de você ter ficado deitado por muitas horas sem se movimentar muito, pois inclui o tempo de estar no quarto antes de ir para o centro cirúrgico, depois todo o tempo no centro cirúrgico, tempo de cirurgia e tempo de recuperação da anestesia (Ainda no centro cirúrgico). Por isso você terá o auxílio da equipe de enfermagem do hospital e até mesmo de seu ou sua acompanhante. Logo após sua primeira caminhada você já terá a segurança de caminhar sozinho (a).

Durante seu período no hospital, quanto mais tempo fora da cama ficar, melhor! Seja na poltrona ou no sofá do quarto, mas principalmente caminhando.

Após a alta hospitalar, as caminhadas seguem como parte fundamental do período de recuperação pós-operatória, trazendo aqueles mesmos benefícios. Mas, além desses, dedicar um ou mais de um período do dia para essas caminhadas de 20, 30, 40 minutos ou até mais, de acordo com suas condições e recuperação, trazem um benefício extra: criar o hábito da prática de atividade física!

Geralmente, em torno de 30 a 45 dias após a cirurgia outros tipos de caminhadas são liberadas, incluindo academia e exercícios de força. Quanto mais habitual paciente estiver para a pratica de atividade física, mais fácil (e prazeirosa), será a realização de obras atividades físicas, essenciais para que se tenha um pós operatório com sucesso!

Dr. Ricardo Moreno

Deixe um comentário