You are currently viewing Cirurgia Bariátrica em Adolescentes

Cirurgia Bariátrica em Adolescentes

O Ministério da Saúde cita em sua última portaria a indicação da Cirurgia Bariátrica em adolescentes. Porém, abaixo da idade mínima de 16 anos, se houver indicação, deve ser amplamente discutido pela equipe multidisciplinar que atende o paciente e deve contar com pediatra, endocrinologista, psiquiatra e psicólogo(a) e cirurgião.

A Cirurgia Bariátrica em adolescentes nunca deve ser a primeira opção de tratamento para aqueles que apresentem obesidade mórbida. O tratamento clinico (dieta e medicação) deve ser considerado como primeira opção, entretanto, em alguns casos postergar por um período longo a opção da cirurgia, em caso de insucesso no tratamento clinico, pode levar o adolescente a uma exclusão social e gerando muitas vezes um impacto negativo na sua maturidade e socialização (alguns adolescentes, por exemplo, não desejam ir a escola por causa de bullyng).

Vale sempre ressaltar que um adolescente geralmente não tem dinheiro próprio, carro ou cartão de crédito. Logo, uma reunião multidisciplinar com os pais é fundamental visto que geralmente são eles que dão acesso a alimentos que podem causar obesidade e hábitos rotineiros de casa precisarão ser mudados para uma adequação no tratamento do adolescente.

A ampla integração da equipe com o adolescente e sua família, além da total compreensão destes sobre os benefícios da cirurgia e o comprometimento com a mudança de estilo de vida. Esse comprometimento de ambos os lados é determinante para o sucesso do tratamento.

 

Dr. Ricardo Fernandes CRM 90.656 / Dr. Felipe Rossi CRM 142.064

Deixe um comentário