Cirurgia Metabólica é diferente da Cirurgia Bariátrica?

Cirurgia Metabólica é diferente da Cirurgia Bariátrica?

Define-se cirurgia metabólica como qualquer intervenção (cirurgia) do tubo digestivo, que tem como finalidade o controle do diabetes mellitus do tipo 2, com ou sem medicação, através de mecanismos independentes da perda de peso, e também secundariamente por perda de peso.

Em dezembro de 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a resolução Número 2.172, que traz novas regras e amplia a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes. Nesse novo critério pacientes portadores de IMC entre 30 e 35 e portadores de Diabetes Tipo 2 passam a ser eletiveis a cirurgia metabólica.

Na cirurgia metabólica ocorre o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa o controle da doença (diabetes). Já a cirurgia bariátrica tem como objetivo a perda de peso, tendo como resultado secundário o controle e tratamento das doenças associadas, como o diabetes e hipertensão.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) normatizou que a cirurgia metabólica indicada para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 se dará, prioritariamente, por BYPASS gastro-jejunal com reconstrução em Y-de-Roux (by-pass gástrico). Somente em casos de contraindicação ou desvantagem do by-pass gástrico, a gastrectomia vertical (sleeve) será a opção disponível. Nenhuma outra técnica cirúrgica é reconhecida para o tratamento desses pacientes.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica possui um site exclusivo falando sobre Cirurgia Metabólica.

 

Dr. Bruno Mirandola

Deixe uma resposta