Muitos pacientes após a cirurgia bariátrica relatam sentir mais frio. Isso é bastante comum e vários são os motivos associados.
A simples perda de peso e consequente redução da gordura corporal (resultado esperado e benéfico da cirurgia) diminui a proteção térmica que o tecido gorduroso é responsável.
Além disso, a eficiência metabólica muda, e o consumo calórico basal aumenta após a cirurgia bariátrica reduzindo a capacidade do corpo em gerar calor visto que há uma ingesta menor de calorias.
Alguns autores, por outro lado, defendem que a exposição ao frio (banhos mais gelados, atividades em espaço aberto, menos uso de roupa entre outros) aumentam a “gordura marrom” que está envolvida com a termogênese (calor produzido pelo corpo). Sendo assim, esse paciente mais exposto ao frio estaria mais protegido a doenças no coração e também ajudaria a emagrecer.
Mas atenção! Alguns pacientes, principalmente mulheres, podem ter a Anemia como fator na sensação de frio. Sendo assim, o acompanhamento regular com seu cirurgião e com a equipe multidisciplinar é fundamental.