GASTROENTEROLOGIA
A gastroenterologia (palavra oriunda do grego gastro=estômago; entero=intestino; logia=estudo) é a especialidade médica responsável por estudar, diagnosticar e tratar moléstias que acometem o aparelho gastrointestinal. O Trato Digestivo é composto por diversos órgãos e, consequentemente, o número de problemas desta área é amplo. Estes órgãos são: boca, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e intestino grosso, além dos órgãos anexos à este aparelho, que são o fígado e o pâncreas.
Dentre as doenças estudadas por esta especialidade estão as úlceras estomacais e duodenais, a gastrite, esofagite, refluxo gastroesofagico, dispepsia, intolerância a lactose, doença celíaca, síndrome do intestino irritável dentre outras afecções, sendo que em consequência do grau de complexidade dos mecanismos englobados no processo digestivo, há uma ampla variedade de problemas que apresentam diferentes níveis de severidade.
Atualmente, em decorrência do grande avanço da medicina, é possível diagnosticar precocemente e mais precisamente afecções gastrointestinais, bem como tratá-las com sucesso uma boa parte dessas patologias.