PSICOLOGIA

psicologia e obesidade

Quando o assunto se refere à cirurgia da obesidade surgem muitas dúvidas. Em geral achamos que só o estômago será restringido, mas o paciente deve ser informado que, com o tempo muitos hábitos alimentares adquiridos desde a infância irão mudar e que isto afetará sua vida como um todo e não só diz respeito ao estômago. É necessário um apoio psicológico especializado no pré-operatório para que o paciente saiba quais serão os passos seguintes no pós-operatório.

O psicólogo vai atuar em uma equipe multidisciplinar tentando colaborar com os profissionais para que o paciente tenha benefícios em seu tratamento. Temos como principal foco o atendimento psicológico aos pacientes portadores de obesidade e obesidade mórbida, visando uma maior adequação social, no trabalho e também no grupo familiar.

Queixas  referentes aos aspectos psicossociais são as mais freqüentes em relação ao excesso de peso. Dificuldades para: andar, dormir, caminhar, exercícios físicos em geral, diminuição da libido, vergonha do parceiro sexual, inibição social quanto ao vestuário (tamanho das roupas, comprar roupas) e ir à lugares públicos (shopping center, praia, clube, festas ou mesmo ir ao trabalho). Vários casos associam as comorbidades como: apnéia do sono, diabetes, hipertensão arterial e problemas ortopédicos variados.

Buscamos elevar a auto-estima do paciente e desenvolver uma melhor aceitação frente à doença e à vida, trabalhando com relação ao próprio preconceito. A  mudança de postura e do estilo de vida após a cirurgia são fundamentais para um emagrecimento saudável aumentando a expectativa de vida. 

Geralmente o paciente candidato a cirurgia bariátrica realiza de uma a três sessões com a psicóloga para a liberação que é fundamental no pré-operatório.