fbpx

PSICOLOGIA

psicologia e obesidade

Quando o assunto se refere à cirurgia da obesidade surgem muitas dúvidas. Em geral achamos que só o estômago será restringido, mas o paciente deve ser informado que, com o tempo muitos hábitos alimentares adquiridos desde a infância irão mudar e que isto afetará sua vida como um todo e não só diz respeito ao estômago. É necessário um apoio psicológico especializado no pré-operatório para que o paciente saiba quais serão os passos seguintes no pós-operatório.

O psicólogo vai atuar em uma equipe multidisciplinar tentando colaborar com os profissionais para que o paciente tenha benefícios em seu tratamento. Temos como principal foco o atendimento psicológico aos pacientes portadores de obesidade e obesidade mórbida, visando uma maior adequação social, no trabalho e também no grupo familiar.

Queixas  referentes aos aspectos psicossociais são as mais freqüentes em relação ao excesso de peso. Dificuldades para: andar, dormir, caminhar, exercícios físicos em geral, diminuição da libido, vergonha do parceiro sexual, inibição social quanto ao vestuário (tamanho das roupas, comprar roupas) e ir à lugares públicos (shopping center, praia, clube, festas ou mesmo ir ao trabalho). Vários casos associam as comorbidades como: apnéia do sono, diabetes, hipertensão arterial e problemas ortopédicos variados.

Buscamos elevar a auto-estima do paciente e desenvolver uma melhor aceitação frente à doença e à vida, trabalhando com relação ao próprio preconceito. A  mudança de postura e do estilo de vida após a cirurgia são fundamentais para um emagrecimento saudável aumentando a expectativa de vida. 

Geralmente o paciente candidato a cirurgia bariátrica realiza de uma a três sessões com a psicóloga para a liberação que é fundamental no pré-operatório.

Copyright © 2018 RR Médicos Cirurgiões
Produzido por DnA – DESIGN ‘N’ ANIMATION

Este site segue os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde. Todas as informações e textos são produzidos pela equipe da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.
Fechar Menu