Você está visualizando atualmente Hérnias da parede abdominal e cirurgia robótica. Quais benefícios?

Hérnias da parede abdominal e cirurgia robótica. Quais benefícios?

Na herniorrafia robótica o cirurgião não opera o paciente de forma direta. Os instrumentos são acoplados a um equipamento, que é controlado pelo cirurgião por meio de um console. O equipamento de cirurgia robótica permite ampliar cerca de 20 vezes as imagens, que são visualizadas pelo profissional por meio de um monitor 3D. Sendo assim, um pequeno corte é suficiente para ele corrigir a hérnia com maior precisão e segurança para o paciente.

Os tipos de hérnia que podem ser operados pela via robótica são:

  • inguinal;
  • umbilical;
  • incisional;
  • epigástrica;
  • crural ou femural.

Na cirurgia para correção de hérnias inguinais e incisionais as técnicas, tanto na videolaparoscopia como na robótica, são as mesmas, porém na última, devido aos fatores já mencionados, a precisão dos movimentos é muito maior, evitando possíveis complicações.

A cirurgia de hérnia é o único tratamento efetivo. Mas quais são as vantagens de optar pela cirurgia robótica?

Menos invasiva

Como explicamos, são feitas incisões menores, utilizam-seinstrumentos mais delicados, obtém-se uma melhor visualização, permitindo mais precisão e menos agressão para os tecidos.

Mais segurança

Os equipamentos controlados pelo cirurgião são programados parafiltrarem o peso dos movimentos, causando menos pressão nos tecidos. Além disso, eles filtram movimentos bruscos, não transferindo para os órgãos que estão sendo operados e evitando lesões em estruturas saudáveis.

Conforto para o cirurgião

Cirurgião permanece em uma posição mais confortável para realizar o procedimento.

Menos dor no pós-operatório

Devido à precisão dos movimentos, a chance de lesão de nervos próximos aos locais que podem apresentar hérnias, é menor, podendo diminuir a chance de dor pós procedimento.

Melhor resultado estético

Outra vantagem da herniorrafia robótica é o resultado estéticoque ela proporciona. Como explicado, o corte é menor, então, o impacto visual da cirurgia é pequeno, reduzindo o tamanho das cicatrizes e melhorando a aparência do local operado, sem prejudicar a autoestima do paciente.

A herniorrafia robótica é uma técnica que veio simplificar os procedimentos mais complexos adotados anteriormente. Possibilita aumentar a precisão do profissional permitindo um tratamento menos complicado e mais seguro para o paciente.

 

Dr. Bruno Mirandola

Deixe um comentário