You are currently viewing A Hérnia de Hiato Deve Sempre ser Operada?

A Hérnia de Hiato Deve Sempre ser Operada?

É comum em laudos de exames de endoscopia a descrição de “hérnia de hiato”, trazendo à mente do paciente diversas dúvidas e, por vezes, preocupações principalmente no que diz respeito à necessidade de cirurgia. Mas, antes de falar da cirurgia, vamos entender o que é a hérnia de hiato.

O músculo diafragma divide a cavidade do tórax da cavidade abdominal e há nele o hiato diafragmático, um orifício por onde o esôfago passa do tórax para o abdomen. A hérnia de hiato ocorre quando através desse orifício (geralmente alargado) passam estruturas ou órgãos do abdômen para o tórax, geralmente o estômago.

A protusão (ou “subida”) do estômago através do hiato diafragmático pode gerar sintomas como saciedade precoce, sensação de empachamento após as refeições e até regurgitação, os quais são mais intensos quanto maior o volume de estômago que “sobe” para a cavidade torácica. Em casos extremos de hérnias muito volumosas, até mesmo a falta de ar pode ser um sintoma.

Além disso, esse conteúdo herniado pode favorecer o desenvolvimento de refluxo gastroesofágico e seus sintomas (mais comum a sensação de queimação) e complicações (como o esôfago de Barrett).

As hérnias de hiato pequenas são quase sempre assintomáticas e não requerem nenhum tratamento específico. Quando a hérnia apresenta um volume um pouco maior ou independente do tamanho gera sintomas, pode-se tentar inicialmente mudanças na alimentação e alterações comportamentais como perda de peso, evitar líquidos durante a refeição, não comer rápido e mastigar bem os alimentos.

Quando a hérnia de hiato está associada ao refluxo gastroesofágico sintomático, deve-se promover o tratamento do refluxo, o qual envolve uma série de itens como:

  • medicamentos (“protetores gástricos”)
  • mudanças na alimentação (como evitar refrigerante, bebida alcoólica, frituras, pimenta, café etc)
  • cessação do tabagismo
  • mudanças comportamentais (como não deitar nem fazer esforço físico após as refeições)
  • emagrecimento para aqueles pacientes acima do peso ideal

O tratamento cirúrgico da hérnia de hiato está indicado quando se tem uma hérnia sintomática e houve falha no tratamento clínico dos sintomas. Trata-se de um procedimento realizado com anestesia geral e a via de acesso cirúrgica preconizada atualmente é por videolaparoscopia ou via cirurgia robótica. A técnica cirúrgica envolve a correção da hérnia com fechamento do hiato alargado e realização da fundoplicatura (envolve-se o esôfago com o próprio estômago, gerando assim uma espécie de válvula anti-refluxo).

Importantíssima a compreensão de que a falha no tratamento clínico envolve não apenas o uso de medicamentos, mas também as alterações e adequações na dieta e mudanças no estilo de vida. Tais medidas serão fundamentais também para o sucesso no tratamento cirúrgico da hérnia de hiato.

 

(Dr. Ricardo Moreno CRM 157.372)

Este post tem 12 comentários

  1. Oi boa noite eu tirei a visicula ja faz 1 ano estou des que operei nao tiver diarreia demoro fazer coco levar pelo menos 13 dias agora faz 2 semana que sinto muito gases e e tambem incha minha barriga tudo que como demora derrenter e também mer dar farta.de ar quando estou com muito gases sera que estou com henia de hiato tem como vc me falar

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A retirada da vesícula não está associada a dificuldade de evacuar ou gases. Procure seu médico para novos exames e uma avaliação mais completa.

  2. Paulo Roberto marzullo

    Preciso saber a data limite para uma cirurgia de hérnia de hiato por deslizamento?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não existe data limite. Cada caso é um caso e precisam ser avaliados individualmente. Alguns precisam ser operados mais rapidamente outros talvez nem precisem de cirurgia.

  3. Meu gastro disse que não recomendaria a cirurgia pois é arriscada de dez cinco da errada , procede? Tenho hernia de hiato e comecei ontem o tratamento com 75 dias com remédio Dexilant. Estou com medo, em pânico . Choro quase toda noite de desespero e encomodo.. gostaria de ajuda solução, tenho pânico de lugar totalmente fechado não consigo me imaginar tendo problema com a respiração.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A Cirurgia é um etapa de tratamento para alguns casos de refluxo (não para todos). Todos os pacientes independente de terem ou não realizado a cirurgia devem mudar hábitos alimentares, comportamentais e emocionais (stress e ansiedade). Pacientes que apresentam sintomas mesmo em uso de medicação devem olhar com muita atenção para os seus hábitos alimentares pois deve haver alguns equívocos. Procure seu médico.

      1. Cris Hilario

        Bom dia. Tenho muita azia principalmente depois de comer alguns alimentos.
        Já fiz várias endoscopia meu médico falou q tenho gastrite úlcera uma hérnia de hiato e H Pilory.
        Já fiz duas o tratamento dor não tenho mais tenho muita azia. Oq devo fazer? Me ajude são muitas noites de azia.

        1. RR Médicos Cirurgiões

          Se os sintomas se mantém mesmo após tratamento medicamentoso você deve prestar no que come e principalmente como se alimenta. Mudanças alimentares e comportamentais são fundamentais para um resultado a longo prazo.

  4. Olá meu nome e marcos moro em Manaus gostaria de saber qual a diferença entre hérnia de duodeno e hérnia de hiato, fiz uma endoscopia e foi detectado uma hérnia de duodeno com uma gastrite leve é quais os procedimento a serem feitos para ter uma melhor condição de vida.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A hérnia de duodeno é uma hérnia rara que ocorre na primeira porção intestinal após o estômago. Já a hérnia de Hiato ocorre na transição esôfago gástrica.

  5. Boa tarde è possivel curar hernia de hiato com alimentação ? sou magra, pratico esportes, me alimento bem, porém alguns alimentos como gluten, café deixei de consumir. sinto apenas tosse e irritação na laringe, sempre foi meu unico sintoma, junto com regurgitação, qdo como um pouco a mais. estou tomando desilant 60, e estou a 5 dias sem sintomas. minha queixa é laringe… 2 médicos sugeriu cirurgia ou tomo remédio o resto da vida. Estou sem saber o que é melhor. Me privo de tudo, porém tenho uma saúde melhor… porem tomo remédio…. cirurgia seria ideal ? já passei com vcs, e sempre foi dado remédio pra mim, porém tomo e paro… não gosto de tomar medicamentos, gosto de tratamentos naturais. Pode me orientar ?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A hérnia de Hiato é uma condição de alteração da anatomia. O uso de medicações e bons comportamentos alimentares podem minimizar o impacto dela. Entretanto, em alguns casos a cirurgia se faz necessária.

Deixe um comentário