Você está visualizando atualmente Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Geralmente a principal dúvida do paciente que precisa ser submetido a remoção da vesícula biliar é: Dr. o que muda na minha vida sem a vesícula? É possível viver sem uma vesícula biliar, as mudanças no corpo são muito pequenas, porém, será preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares para não notar grandes diferenças no dia a dia.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos. Entretanto, se for ingerida uma grande quantidades de gordura ou alimentos ricos em fibras, o corpo terá mais dificuldades para digerir, o que costuma provocar gases, inchaço e pode levar a diarreia. Vale lembrar que essas alterações ocorrem apenas em uma pequena parcela dos pacientes operados.

Para evitar essas alterações são necessárias algumas adequações na dieta: limitar o consumo de gordura; ingestão de pequenas porções ao longo do dia; reduzir o consumo de fibras e evitar alimentos que contenham cafeína. 

Se você foi diagnosticado com pedra ou pólipo na vesícula, procure definir com o seu médico o melhor tratamento para o seu caso. Se a cirurgia for recomendada para eliminar o problema, fique tranquilo, pois é possível manter uma vida normal após a remoção da vesícula biliar, só não esqueça que mudanças na sua alimentação serão necessárias para que o seu corpo possa trabalhar corretamente, sem causar desconfortos como inchaço, gases e diarreia.

 

(Dr. Felipe Rossi CRM 142.064)

Este post tem 119 comentários

  1. Jonecir Souza

    Olá Dr. Felipe, muito bom seus artigos. Fui diagnosticado com um pólipo na vesícula e pesquisei pra entender melhor.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A conduta em relação aos pólipos da vesícula é diferente do que quando abordamos os cálculos na vesícula. Temos um post bem interessante falando da indicação de remoção da vesícula devido a pólipos.

      1. Eu autorizo

        Dr depois que fiz a cirurgia de visícula, passei a fazer cocô mole, isto me preocupa muito.

  2. Maria Márcia Alves de Souza dias

    Bom dia Doutor! Fiz uma cirurgia de pedra da vesícula,mas um lado da barriga ficou mais alto que o outro, tem como fazer cirurgia reparadora?? Obrigada

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Não existe relação entre cirurgia da vesícula e abaulamento da parede abdominal. Procure seu médico para mais informações.

  3. celia simoes

    Dr é possivel remover pedras e nao retirar a vesicula biliar?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não é possível a retirada apenas dos cálculos. Além disso, não teríamos razão para isso visto que os cálculos da vesícula iriam se formar novamente.

    2. Samantha

      Retirei a vesícula a uns 3 anos , sempre que como me da cólicas fortes e diarreia, acontece até quando tomo café. Fico insegura até de comer algo fora de casa. E normal ? Qual médico devo procurar para ajudar nisso?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Não é comum. Procure o seu médico que te operou ou algum gastroenterologista para uma avaliação mais adequada.

        1. Severino Castro

          Dr. Meu irmafez a cirurgia da retirada da vesicula biliar, após temoo de resguardo ele tomas suas cervejas isso poderá ser um peoblema a ele agora sem a vesicu?

          1. RR Médicos Cirurgiões

            o uso de Bebida alcoólica em doses baixas não traz nenhuma alteração a quem fez a cirurgia da vesícula.

          2. Senhora Docarmo Pereira Souza

            Tenho 20 anos que fiz a retirada da vesícula,porém sinto muito Ásia, muito refluxo ,muita diarrei o que faço ,será que vou morrer?

          3. RR Médicos Cirurgiões

            Você não irá morrer. Esses sintomas podem ocorrer após a cirurgia. Procure seu médico para tratamento.

        2. Severino Castro

          Dr. Meu irmão fez a cirurgia da retirada da vesicula biliar, após tempo de resguardo ele tomas suas cervejas isso poderá ser um problema a ele agora sem a vesicula?

          1. RR Médicos Cirurgiões

            o uso de Bebida alcoólica em doses baixas não traz nenhuma alteração a quem fez a cirurgia da vesícula.

  4. André

    Boa tarde Dr!
    Cálculos de 0,3 cm não se dissolvem com medicação?
    Isotretinoína causa cálculos?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Alguns casos podem ter indicação de dissolução com medicação. Entretanto, a isotretinoina não é a medicação para isso.

    2. Poliana Rejane

      Boa tarde mim chamo Poliana fiz uma endoscopia mas não deu nada porém sinto fortes aperto na boca do estômago oque pode ser

      1. RR Médicos Cirurgiões

        olá. Procure um coloproctologista para uma avaliação mais adequada. Provavelmente a piora pode estar associada a uma pior alimentação recente visto que aconteceu um ganho de peso recente.

  5. Madson Artur Sarmento Menezes

    Bom dia, Dr. É verdade que quem retira a vesícula, tem uma espectativa de vida diminuída, e se é verdade, por que isso acontece?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Mito. A cirurgia da Vesícula Biliar não altera a expectativa de vida.

      1. Mariana

        Estou muito preocupada pois minha filha de apenas 3 anos foi diagnosticada com pedra na vesícula. Tão nova, nem experimentou determinados alimentos ainda e já vai ficar proibida de comer a maioria das coisas. Estou muito triste.

        1. RR Médicos Cirurgiões

          Procure o cirurgião pediátrico para uma melhor avaliação. Não fique triste o diagnóstico de pedra na vesícula sugere uma alimentação sem gordura que seria o ideal para uma criança de 3 anos. Uma boa alimentação é fundamental nessa idade.

        2. Jocimara

          Já no meu caso é diferente depois de sido subimetidoto a cerugia sigui a dieta no começo e depois enfiei o pé na jaca depois de um certo tempo inventei de ser fitines cortei carboidratos e fui muito radical até perdi uns kilos só não mantive pois tive problemas de prisão de vendre até hoje tenho tomo laxante depurativo pra mim cosigui ir au banheiro oq aconteceu comigo e Dr?? Mesmo que não tenho visícula biliar tenho prisão de ventre😔

  6. Dayana

    Dr. Eu fiz uma cirurgia da retirada da vesícula já fais dois anos só que eu começei a sentir as dores de antes por que isso acontece é vdd que as vezes presisa fazer outro procedimento cirúrgico.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá … dificilmente um paciente submetido a retirada da vesícula precisará de um novo procedimento. Procure um especialista para avaliar melhor essa dor.

    2. 18/01/2022

      Olá operei dia 01/11
      E estou evitando coisas gordurosas porém sem que como corro pro banheiro
      Queria saber até quando isso?
      E o umbigo fica inchado por dentro quanto tempo ?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Geralmente é transitório e tende a diminuir com o tempo.

  7. Junaina

    Dr. Tem um ano e sete meses que fiz a retirada da vesícula por laparoscopia, no início comia, passava um pouco tinha que correr pro banheiro, dava diarreia. Com o tempo foi parando, mas desde o início do mês, reparei que após as refeições, da cólicas e tenho que ir no banheiro, de 30min a 2 horas depois que como algo. As vezes sinto umas fincadas, não dor, mas parecido quando estava com a vesícula.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Busque um médico para avaliar a causa da dor. Alguns pacientes após a cirurgia da vesícula podem apresentar urgência evacuatória de exagerar em alimentações gordurosas.

  8. Aniela Silva

    Olá, faz um mês que retirei a vesicula, mas sinto umas pontadas no lado direito da barriga, isso é normal? Geralmente quando como rapidamente vou ao banheiro.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Pacientes que são submetidos a cirurgia da vesícula podem em alguns poucos casos tem urgência para evacuar caso faça ingesta de gordura em grande quantidade. Quanto a dor procure o seu médico para uma melhor avaliação, mas a princípio não há relação direta.

      1. Nathalia

        Olá dr., em quais situações é indicado tratamento medicamentoso para dissolver os cálculos biliares. Tive recentemente uma pancreatite aguda e foi diagnosticado cálculos pequenos na vesícula. Em dois dias a pancreatite evoluiu sem sintomas e sem dor. Tenho 34 anos, mulher, ainda lactante (em processo de desmame) e pedi mto preso após o nascimento da minha bebê (cerca de 10 kg em 11 meses). Quais os efeitos colaterais desta medicação, caso seja indicada?

        1. RR Médicos Cirurgiões

          O uso de medicação ainda é controverso e indicado para cálculos muito pequenos ou pacientes com alto risco cirúrgico. A princípio no seu caso pensaria em cirurgia.

        2. Márcia Roca

          Boa noite. Faz um mês que fui operada a vesícula. Será que já posso fazer Enzimas injecção na barriga com activos para secar gordura.?

          1. RR Médicos Cirurgiões

            A princípio, pela cirurgia, não há contraindicações. Entretanto, uma conversa com o seu cirurgião seria o mais adequado.

    2. 25/06/2021

      Olá Dr. Tenho colelitiase de 2cm, meu sintomas são dor abdominal até o momento, estou aguardando cirurgia, queria saber se usar o ácido ursodesoxicolico ajudaria a diminuir a pedra?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Boa tarde. No seu caso não terá resultado. O Ursacol utilizamos em alguns casos específicos de microcálculos.

        1. Patrícia

          Bom dia Dr. Vai fazer um ano que fiz a retirada da vesícula e todos os dias eu vomito muita bile pela manhã. Começou desde o primeiro dia sem a vesícula e estou muito preocupada!!!

          1. RR Médicos Cirurgiões

            A princípio não há relação entre retirada da vesícula e os vômitos. Procure seu médico para procurar outras causas.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Existe uma opção de mediação que em alguns casos tem efeito. Procure seu médico para avaliar se o seu caso se encaixa nesse perfil.

  9. Dayane péssimo

    Retirei a vesícula a 6 meses , não consigo fazer nem as refeições principais porque sempre estou sem fome , se como um pouco mais já passo mal , sinto q não faz digestão e tenho muitas dores abdominal, as vezes até no local da cirurgia já perdi 17 kilos

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não há relação direta entre retirada da vesícula e falta de apetite. Procure seu médico para uma avaliação mais completa.

  10. PATRICIA LENTE ZILIO

    Boa noite Dr. Fiz a cirurgia para retirada da vesícula dia 21 de maio. Trabalho como garçonete (por diária )passando pizza, em 15 dias eu já posso voltar a trabalhar ?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Bom dia. A recomendação de retorno varia muito de médico para médico. Na nossa clínica liberamos para retorno após 15 dias mas recomendamos exercícios mais pesados até 30 dias.

  11. Maria Perez

    Soube há pouco que não devia comer citrinos pois tirei vesícula há 5 anos. O que faço? Tenho um leve incomodo neste espaço de tempo será por isso? Agradeço resposta e obrigada.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A única é recomendação após a cirurgia da vesícula é evitar excesso na ingesta de gorduras. Todos os outros alimentos são liberados. Na dúvida procure o médico para mais informações.

    2. Don

      Ola Dr . Tenho pedra de 15mm na visicula . Tenho tido períodos de cólicas fortes uma vez por
      Mês
      , l porém gostaria de evitar operar . O que aconselha

      1. RR Médicos Cirurgiões

        No seu caso não existe outra opção além da cirurgia. Inclusive sugiro não postergar visto que como você está tendo crises pode ter que operar na urgência aumentando o risco cirúrgico.

  12. Tem 9 anos q retirei a vesícula, tenho fezes ressecada e as vezes sinto muita dor no local , embaixo do fígado.e normal?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Procure o seu médico. A princípio não existe relação entre a alteração das fezes ressecadas com a vesícula. É possível que existam outras causas.

  13. Cristiane Cortinhas

    Também gostaria de saber, também tem 3 anos que fiz a cirurgia e acontece a mesma coisa, mas não é sempre. Tem dias que estou assim mesma, tudo o que como me causa diarréia enjoou e colica, fora que, meu estômago fica doi. Já fui diagnosticada com gastrite e hpylore, mas fiz tratamento, mas ainda sim esses sintomas permanecem.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio não existe relação direta entre gastrite com diarreia e cólica. Procure seu médico para uma melhor avaliação.

    2. Eu tinha cálculos biliares

      Olá Dr. Têm um mês que fiz a colecistectomia aberta, queria saber quantos km mais ou menos eu posso caminhar sem fazer mal ?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Não existe um número exato de km. O mais adequado é conversar com o médico que lhe operou. Cada equipe tem rotinas de pós-operatório diferentes

  14. Sidnei

    Caso o edital de concurso policial exija a ecografia total e indique a existência da retirada da Vesícula, o simples fato da existência da cirurgia pode ser motivador de reprovação?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Infelizmente não sabemos responder essa pergunta.

  15. Milene Alves

    Olá!! eu nao sou médica, mas também fui diagnosticada com pedra na vesícula 1 ano após terminar o tratamento com Roacutan.
    Sempre tive a saúde ótima com colesterol e triglicérides normais e após tomar o remédio ambos se alteraram e hj preciso de uma cirurgia.

  16. Mónica

    Estou igual,retirei a vesícula em Abril e também não sinto fome quase nunca, às vezes sinto tipo contracções e fisgadas no lado direito em cima(penso que seja o sítio da vesícula). Também sinto mau estar e afrontamento quase constante.
    Estou com receio do que possa ser

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio a retirada da vesícula não leva a esses sintomas. Procure seu médico pra averiguar quais os motivos.

  17. Mickaele Sena

    Olá! Fiz minha cirurgia há 10 dias e gostaria de saber a respeito a consequência de ingerir algum alimento com gordura, mesmo que seja a boa, como a do abacate ou amendoim. Pode prejudicar a recuperação?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      O consumo de gorduras “boas” pode ser realizado no pós-operatório desde que com moderação e bom senso.

  18. Jeferson

    Até quantos milímetros é indicado o usarcol?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      O uso do Ursacol é individualizado em alguns casos. Não existe um tamanho ideal de cálculos porém quanto maior o cálculo menor a chance de sucesso da medicação.

  19. Paulo

    Fazer limpeza intestinal com Oxy-powder elimina os cálculos e não se formam mais?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não existe relação entre a medicação e eliminação de cálculos de vesícula ou renais. Lembre-se: muito cuidado com medicações que levam a uma “limpeza” intestinal. Uma adequada limpeza se realiza com alimentação com água e fibras.

      1. CRISTIANE DOS SANTOS PAULA

        Olá boa tarde, foi diagnosticada com pólipos cid k82, e minha barriga está muito inchada tenho a sensação de está crescendo. Sinto encomodos entre outras coisas, mas o pólipo só de 0.5cme normal isso. Ou é caso de cirurgia. Não sei se espero pelo Sus ou se procuro ajuda particular.

        1. RR Médicos Cirurgiões

          Os pólipos de vesícula geralmente não dao sintomas. Procure seu médico para buscar outros diagnósticos

  20. Renato monteiro sobrinho

    Boa noite Dr transplantei o fígado total tem 6 anos .
    Tudo correu muito bem.
    Hj tenho um pouco o colesterol alto.
    Evacuo normal mesmo não tendo a visícula que foi retirada no transplante.
    O Dr já ouviu falar da oxibili , será a bom eu tomar.
    Pode melhorar meu organismo quanto ao colesterol ??

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Todo caso deve ser individualizado. Procure seu médico (que tem seu histórico completo) para avaliar a sua indicação ou não!

    2. Janaina

      É verdade que quem fica sem a vesicula tem que tomar medicaçao especifica para nao ter o tempo de vida diminuido?
      A proposito: Desde que operei tenho diarréia.Nunca mais ebacuei normal e.meucolestel alterou para *alto*

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Não é necessário nenhuma medicação após a retirada da vesícula. É MITO dizer que tirar a vesícula diminui o tempo de vida. Quanto a diarreia, ela pode estar associada a retirada da vesícula caso o paciente exagere em alimentos gordurosos.

  21. Maria José Ferreira

    Boa noite, toda cirurgia de pedra na vesícula, retira também a vesícula?
    Fiz a a cirurgia há uns dois anos
    Depois fiz um exame e deu dilatação biliar, o que pode ser?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A vesícula é sempre retirada na sua cirurgia. A dilatação biliar pode ser do canal que leva a bile do fígado ao intestino. Procure seu médico para mais informações

  22. Ricardo Ruiz

    Boa noite Dr, no começo da pandemia me deu fortes dores mas muito forte de rolar no chão, fui para o hospital e fiquei 14 dias internado e não pude ser operado pq estava com uma obstrução na bílis, e qdo se resolveu não pude operar pq as UTI seriam usadas para a covid 19, isso se passou já 2 anos , e desde então faço uma dieta de como eu tivesse retirado, mais ainda estou com ela, quais os sintomas iniciais de que tenho que correr para o hospital novamente por causa da vesícula, caso ocorra diferente do que aconteceu comigo anteriormente, obrigado.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Vc não deveria aguardar novos sintomas de dor e sim procurar um médico pra operar a vesícula que deveria ter sido operada na pandemia.

  23. Felizarda

    Boa noite Dr,eu fiz uma cirurgia e retirei a visicula,no 11 de janeiro de 2022,mas tenho passado muito mal,sinto uma dor muito forte na região do umbigo,e tenho muita falta de apetite, á dias que me sinto muito,mais muito cansada, que não consigo nem pegar escova para limpar a boca, tenho tido febres,é normal?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio não há relação dos seus sintomas com a retirada da vesícula. Procure seu médico para investigar outras causas

    2. Atilio Gomes da Silva Filho

      Olá Dr, retirei a vesícula em fevereiro de 2022, um mês após voltaram as mesmas dores igual quando eu tava com a vesícula ruim,dores essa que passa derepente e volta do nada,meu intestino mudou bastante tem dia que estou evacuando mole mais também tem días que tenho dificuldade em evacuar, até fui em um gastroenterologista ele me pediu uma colo e uma endoscopia fiz os dois exames no intestino não deu nada graças à Deus na endoscopia deu h’pilory e fiz o tratamento hj eu sinto um incomodo do lado direito da barriga embaixo das costelas isso sempre quando estou sentado,de pé e deitado não sinto nada algum palpite do Sr sobre esses sintomas se tem alguma correlação à retirada da vesícula?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Muito difícil dizer se existe ou não relação com a cirurgia. O ideal seria procurar quem operou você para uma avaliação e alguns exames de imagem.

  24. Daniela Cipriano

    Boa tarde.tirei minha vesícula há cerca de 6 meses e não consigo comer nada temperado. Pimenta então é veneno, café, e pimentão.fico com azia vômitos,gases. É normal? E o que fazer?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não existe relação entre as suas queixas alimentares e a retirada da vesícula. Provavelmente você deve ter algum grau de gastrite visto que os alimentos citados são irritantes gástricos. Procure um médico para avaliação mais adequada.

  25. Ronaldo Rômulo Rios dos Reis Rajão

    Eu prefiro que retirem os cálculos quantas vezes forem necessárias. Não permitirei que retirem a minha vesícula, pois isso é perda de qualidade de vida. Basta ver todos os efeitos colaterais possíveis.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Infelizmente não existe nenhum método de retirada apenas das pedras da vesícula. Todo tratamento exige a retirada da vesícula. Além disso, a retirada da vesícula não é maléfico ao paciente com raros efeitos adversos.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Geralmente algumas pessoas gostam de usar o termo “verruga” para os pólipos de vesícula

  26. Patrícia Alves

    Não tem um tratamento alternativo para não precisar retirar a vesícula Dr ?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Hoje o tratamento padrão ouro para pedra na vesícula é a cirurgia.

  27. 09/06/2022

    Boa noite! Sou portadora de miastenia gravis e tive indicação da retirada da vesicula , gostaria de saber como vai ficar minha digestão que já é muito lenta.de já agradeço.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio se o paciente não exagerar em alimentação gordurosa não haverá alteração na digestão.

  28. Nenhuma

    Quem teve Hepatite C Viral terá um fígado capaz de substituir a vesícula ?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Caso paciente tenha Hepatite C controlada nada será impactado e terá vida normal sem a vesícula.

  29. Fiz a retirada da vesicula ha 14 dias mais teve complicacao pq disseram que quando foram grampear meu figado estava dilatado e tiveram que dar pontos e por dreno.
    Por isso fiquei mais tempo no hospital e senti dores incontrolaveis.
    Vc poderia me explicar o que pode ter acontecido?
    Entrei no centro cirurgico as 13 hrs e sai as 19:30
    Quando acordei pedi remedio pra dor e me informaram que ja tinham me aplicado morfina 2 vzs.
    Ate agora nao entendi.
    Sera que vc pode me explicar?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Você precisa voltar com seu médico ou pedir um relatório do hospital com as informações da cirurgia. Sem esses dados não é possível dizer o que ocorreu. Acho mais prudente voltar ao seu médico e pedir para explicar para você com mais detalhes o ocorrido.

  30. Tatiane

    Fiz sirugia ha vinte dias aínda fico estufada com estômago doido estou tomando Omeprazol será qual remédio bom pra isso

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Precisa ver o que está comendo e como está se alimentando. Não existe uma relação direta entre a cirurgia e o empachamento. Em caso de ausência de melhora procure seu médico.

  31. Leonardo

    Dr: tenho 13 anos e estou com uma pedra na vesícula de 0,3 ml , não sinto muitas dores só sentir na época que ela obstruiu,já tem um mês,queria saber se ela poderia sair com algum remédio, tratamento ou com água pq fiquei meio preocupado não só eu mas minha família também pelo fato que vão ter que tirar a minha vesícula na cirurgia a cirurgia ainda não foi marcada por isso queria saber se ela sai com o que eu disse acima.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Toda avaliação é individualizada. Na teoria se o paciente já teve dor ele deve ser submetido a cirurgia porém o médico deve avaliar o melhor momento.

  32. MARCELLE

    Dr. Fiz uma ultra pra saber o motivo das dores, a vesícula está muito inflamada e com uma pedra de 39mm. Estou em busca de operar. Esse tamnho de pedra é comum de acontecer? E é possível que haja mais alguma coisa por estar tão inflamada?? Estou com muito medo.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A causa da inflamação provavelmente dever ser a pedra na vesícula. Procure seu médico para uma avaliação mais completa e eventual agendamento da cirurgia

  33. Andre Luis

    Boa noite, Doutor!
    Meu nome é André e tenho 43 anos, 1.77 m de altura e 83 kg.

    Há cinco meses que venho sentido muitas dores na porção superior direita do abdômen, refletidas nas costas e braço, com muito mal estar. Iniciou-se apenas com desconfortos (tanto do lado direito quanto do esquerdo), mas de 3 meses pra cá as dores ficaram contínuas, mudando apenas na sua intensidade. Quando a dor se estabeleceu constantemente, também passou a ocasionar dor nas costas, que vão da mesma altura das dores até a região entre as escápulas, irradiando por todo o braço.

    Já realizei diversos exames de imagem: Endoscopia (H. Pylori foi tratado), Colonoscopia (pólipos com grau leve), Abdômen total (apenas pequeno cisto no rim direito), Colangiorressonância (idem Abd_total), Angiotomografia de tórax e de abdômen (idem Abd_total), Ressonância da coluna cervical e torácica (apenas traços da idade), Elastografia (apenas esteatose 2).

    Também foram realizados diversos exames de sangue, sendo que o único que dá alterado é o GamaGT (varia de 200 a 300) e o D-Dímero já foi dosado com 750 em uma das vezes que o fiz. Foram realizados testes de intolerância à lactose e à Glúten e tudo normal.

    O médico que fui, disse que poderia ser intestino irritável, porém a medicação não está resolvendo. Não há muco nas fezes, apesar de por vezes ter leve diarreia. Por vezes, após uma grande crise de dor, as fezes saem amareladas. Já aconteceu de saírem brancas nas diarreias.

    A dor em sua crise, eu sinto contrair muito o local do fígado (abaixo da costela, do lado direito superior do abdômen) e esquenta bastante o local. Imediatamente a dor reflete nas costas e braço. Normalmente, só diminui quando eu deito (porque parece que a pressão cai) e, ao ceder ao sono, parece que a tensão no local diminui e é como se a bile saísse da vesícula, diminuindo a dor. Normalmente, a dor ocorre após uns 20 minutos do almoço ou outra alimentação. Se fico muito tempo sem comer, também dá crise. Em 5 meses já perdi 10 quilos.

    Já fiz tratamento para H. Pylori, Giardia e Intestino irritável e nada de melhorar.
    Por conta própria, fiz tratamento para possível amebíase, devido às condições de higiene no futebol que eu frequentava. Foi recente agora. Tomei metronidazol 750mg, 3xdia, por 5 dias. Parei no sexto dia pq me deu muita reação. Braços e pernas formigando e calor excessivo no tórax e costas. Porém, 2 dias após o término, o GamaGT caiu para 140 e após 10 dias já estava em 80, quase normal. A urina tb clareou bastante.

    Sendo assim, o Sr consegue me orientar??? Peço ajuda pq já fui em três médicos e todos parecem não saber como proceder. Poderia ser cólica biliar acalculosa ou talvez essa cólica biliar ser produzida por algum agente microscópico???

    Desculpe o textão, mas tenho pesquisado bastante para alcançar uma possível cura, pois tem dias que as dores com o mal estar me consomem de forma que parece que vou morrer.
    Att.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde, André. Terei o maior prazer em ajudar, mas precisamos de uma consulta para melhor exame físico e história. Fico a disposição.

    2. RR Médicos Cirurgiões

      olá. O estômago excluso pode sim desenvolver pólipos. Entretanto como a maior parte desses pólipos é benignos a chance de um câncer é muito pequena. Existem alguns exames de endoscopia que podem acessar o estômago excluso mas não são de fácil acesso.

  34. Enia

    boa tarde, fiz retirada da vesícula a 7 anos. Mas de um tempo pra cá tenho tido empanturramento e dores fortes da barriga sempre que como e de seguida tenho que ir fazer necessidades maiores. Minha barriga ficava inchada parecia que estava gravida. fui ao medico, fiz a eco, e me disseram que o fígado tem gordura. Parei de comer comidas oleosas e já estou me sentindo melhor.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Siga as recomendações medicas e mude seus hábitos alimentares. Com certeza os sintomas irão melhorar.

  35. Cristiane

    Página excelente, devem ser ótimos médicos! Vou retirar a vesícula na próxima semana, e ler a matéria e os comentários foi bastante esclarecedor! Parabéns, obrigada!

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Obrigado pelo retorno.

  36. Rosi

    Boa noite Dr,retirei a vesícula a 46 dias,e até então estava tudo bem. Mas hoje tive uma crise muito forte,igualzinha as que tinha antes da cirurgia, é normal? O que faço? Obrigada!

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Provavelmente deve ser algo diferente da vesícula. Procure seu médico para uma reavaliação.

  37. Carolinne

    Tirei a vesícula, depois desenvolvi síndrome do intestino irritável que causou a doença auto imune espondilite anquilosante que me fez devido a passar muito mal e sentir muita dor, desenvolver fibromialgia. Minha vida acabou depois da cirurgia. Isso tudo pq não foi feito a reposição das vitaminas e enzimas necessárias. Os médicos não orientam os pacientes de maneira correta. Estou no momento quase um vegetal, acamada, sem poder me alimentar direito só sofro.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não existe nenhuma relação entre a cirurgia da vesícula, síndrome do Intestino Irritável, Espondilite e Fibromialgia. Não sei quem te deu tais informações mas talvez buscaria uma nova avaliação.

  38. Joseph Francis

    A retirada da vesícula biliar, sem nenhum acompanhamento posterior, pode provocar cancer no intestino? Ao longo de 10 anos após sua retirada? Falo isso, pois o meu médico disse que eu após tirar a vesícula, teria vida normal. Nenhum tratamento específico seria necessário e nenhum acompanhamento. Devo me preocupar, 10 anos depois?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Vida normal. Nenhuma recomendação especial após a retirada da vesícula. Não existe relação entre retirada de vesícula e câncer de intestino.

  39. Wanderley

    Wanderley
    Fiz um exame de rotina e ao levar o exame para o meu médico ele ficou na dúvida se era um pólipo ou uma pedra. Repeti o exame a para tirar a dúvida e acusou uma pedra de 0,57 cm. A sugestão do médico é pela retirada total da vesícula. Pois segundo ele, pedra ou pólipo o recomendado é a retirada da vesícula. Esse é o diagnóstico correto? Lembrando que não sinto nenhuma foram de dor no local.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Cálculos (pedras) menores que 9mm são indicação de cirurgia de vesícula. No seu caso provavelmente você, sim, tem indicação Cirúrgica.

  40. Wanderley

    Wanderley
    Fiz um exame de rotina e ao levar o exame para o meu médico ele ficou na dúvida se era um pólipo ou uma pedra. Repeti o exame a para tirar a dúvida e acusou uma pedra de 0,57 cm. A sugestão do médico é pela retirada total da vesícula. Pois segundo ele, pedra ou pólipo o recomendado é a retirada da vesícula. Esse é o diagnóstico correto? Fiquei preocupado porque tenho uma duonite crônica… muito pólipos.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Cálculos (pedras) menores que 9mm são indicação de cirurgia de vesícula. No seu caso, provavelmente você, sim, tem indicação Cirúrgica.

Deixe um comentário