You are currently viewing Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Geralmente a principal dúvida do paciente que precisa ser submetido a remoção da vesícula biliar é: Dr. o que muda na minha vida sem a vesícula? É possível viver sem uma vesícula biliar, as mudanças no corpo são muito pequenas, porém, será preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares para não notar grandes diferenças no dia a dia.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos. Entretanto, se for ingerida uma grande quantidades de gordura ou alimentos ricos em fibras, o corpo terá mais dificuldades para digerir, o que costuma provocar gases, inchaço e pode levar a diarreia. Vale lembrar que essas alterações ocorrem apenas em uma pequena parcela dos pacientes operados.

Para evitar essas alterações são necessárias algumas adequações na dieta: limitar o consumo de gordura; ingestão de pequenas porções ao longo do dia; reduzir o consumo de fibras e evitar alimentos que contenham cafeína. 

Se você foi diagnosticado com pedra ou pólipo na vesícula, procure definir com o seu médico o melhor tratamento para o seu caso. Se a cirurgia for recomendada para eliminar o problema, fique tranquilo, pois é possível manter uma vida normal após a remoção da vesícula biliar, só não esqueça que mudanças na sua alimentação serão necessárias para que o seu corpo possa trabalhar corretamente, sem causar desconfortos como inchaço, gases e diarreia.

 

(Dr. Felipe Rossi CRM 142.064)

Este post tem 35 comentários

  1. Jonecir Souza

    Olá Dr. Felipe, muito bom seus artigos. Fui diagnosticado com um pólipo na vesícula e pesquisei pra entender melhor.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A conduta em relação aos pólipos da vesícula é diferente do que quando abordamos os cálculos na vesícula. Temos um post bem interessante falando da indicação de remoção da vesícula devido a pólipos.

      1. Eu autorizo

        Dr depois que fiz a cirurgia de visícula, passei a fazer cocô mole, isto me preocupa muito.

  2. Maria Márcia Alves de Souza dias

    Bom dia Doutor! Fiz uma cirurgia de pedra da vesícula,mas um lado da barriga ficou mais alto que o outro, tem como fazer cirurgia reparadora?? Obrigada

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Não existe relação entre cirurgia da vesícula e abaulamento da parede abdominal. Procure seu médico para mais informações.

  3. celia simoes

    Dr é possivel remover pedras e nao retirar a vesicula biliar?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não é possível a retirada apenas dos cálculos. Além disso, não teríamos razão para isso visto que os cálculos da vesícula iriam se formar novamente.

    2. Samantha

      Retirei a vesícula a uns 3 anos , sempre que como me da cólicas fortes e diarreia, acontece até quando tomo café. Fico insegura até de comer algo fora de casa. E normal ? Qual médico devo procurar para ajudar nisso?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Não é comum. Procure o seu médico que te operou ou algum gastroenterologista para uma avaliação mais adequada.

  4. André

    Boa tarde Dr!
    Cálculos de 0,3 cm não se dissolvem com medicação?
    Isotretinoína causa cálculos?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Alguns casos podem ter indicação de dissolução com medicação. Entretanto, a isotretinoina não é a medicação para isso.

  5. Madson Artur Sarmento Menezes

    Bom dia, Dr. É verdade que quem retira a vesícula, tem uma espectativa de vida diminuída, e se é verdade, por que isso acontece?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Mito. A cirurgia da Vesícula Biliar não altera a expectativa de vida.

  6. Dayana

    Dr. Eu fiz uma cirurgia da retirada da vesícula já fais dois anos só que eu começei a sentir as dores de antes por que isso acontece é vdd que as vezes presisa fazer outro procedimento cirúrgico.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá … dificilmente um paciente submetido a retirada da vesícula precisará de um novo procedimento. Procure um especialista para avaliar melhor essa dor.

  7. Junaina

    Dr. Tem um ano e sete meses que fiz a retirada da vesícula por laparoscopia, no início comia, passava um pouco tinha que correr pro banheiro, dava diarreia. Com o tempo foi parando, mas desde o início do mês, reparei que após as refeições, da cólicas e tenho que ir no banheiro, de 30min a 2 horas depois que como algo. As vezes sinto umas fincadas, não dor, mas parecido quando estava com a vesícula.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Busque um médico para avaliar a causa da dor. Alguns pacientes após a cirurgia da vesícula podem apresentar urgência evacuatória de exagerar em alimentações gordurosas.

  8. Aniela Silva

    Olá, faz um mês que retirei a vesicula, mas sinto umas pontadas no lado direito da barriga, isso é normal? Geralmente quando como rapidamente vou ao banheiro.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Pacientes que são submetidos a cirurgia da vesícula podem em alguns poucos casos tem urgência para evacuar caso faça ingesta de gordura em grande quantidade. Quanto a dor procure o seu médico para uma melhor avaliação, mas a princípio não há relação direta.

    2. 25/06/2021

      Olá Dr. Tenho colelitiase de 2cm, meu sintomas são dor abdominal até o momento, estou aguardando cirurgia, queria saber se usar o ácido ursodesoxicolico ajudaria a diminuir a pedra?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Boa tarde. No seu caso não terá resultado. O Ursacol utilizamos em alguns casos específicos de microcálculos.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Existe uma opção de mediação que em alguns casos tem efeito. Procure seu médico para avaliar se o seu caso se encaixa nesse perfil.

  9. Dayane péssimo

    Retirei a vesícula a 6 meses , não consigo fazer nem as refeições principais porque sempre estou sem fome , se como um pouco mais já passo mal , sinto q não faz digestão e tenho muitas dores abdominal, as vezes até no local da cirurgia já perdi 17 kilos

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não há relação direta entre retirada da vesícula e falta de apetite. Procure seu médico para uma avaliação mais completa.

  10. Boa noite Dr. Fiz a cirurgia para retirada da vesícula dia 21 de maio. Trabalho como garçonete (por diária )passando pizza, em 15 dias eu já posso voltar a trabalhar ?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Bom dia. A recomendação de retorno varia muito de médico para médico. Na nossa clínica liberamos para retorno após 15 dias mas recomendamos exercícios mais pesados até 30 dias.

  11. Maria Perez

    Soube há pouco que não devia comer citrinos pois tirei vesícula há 5 anos. O que faço? Tenho um leve incomodo neste espaço de tempo será por isso? Agradeço resposta e obrigada.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A única é recomendação após a cirurgia da vesícula é evitar excesso na ingesta de gorduras. Todos os outros alimentos são liberados. Na dúvida procure o médico para mais informações.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Procure o seu médico. A princípio não existe relação entre a alteração das fezes ressecadas com a vesícula. É possível que existam outras causas.

  12. Cristiane Cortinhas

    Também gostaria de saber, também tem 3 anos que fiz a cirurgia e acontece a mesma coisa, mas não é sempre. Tem dias que estou assim mesma, tudo o que como me causa diarréia enjoou e colica, fora que, meu estômago fica doi. Já fui diagnosticada com gastrite e hpylore, mas fiz tratamento, mas ainda sim esses sintomas permanecem.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio não existe relação direta entre gastrite com diarreia e cólica. Procure seu médico para uma melhor avaliação.

  13. Sidnei

    Caso o edital de concurso policial exija a ecografia total e indique a existência da retirada da Vesícula, o simples fato da existência da cirurgia pode ser motivador de reprovação?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Infelizmente não sabemos responder essa pergunta.

Deixe um comentário