You are currently viewing Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Remoção da Vesícula Biliar. É Possível Viver Sem Ela?

Geralmente a principal dúvida do paciente que precisa ser submetido a remoção da vesícula biliar é: Dr. o que muda na minha vida sem a vesícula? É possível viver sem uma vesícula biliar, as mudanças no corpo são muito pequenas, porém, será preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares para não notar grandes diferenças no dia a dia.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos. Entretanto, se for ingerida uma grande quantidades de gordura ou alimentos ricos em fibras, o corpo terá mais dificuldades para digerir, o que costuma provocar gases, inchaço e pode levar a diarreia. Vale lembrar que essas alterações ocorrem apenas em uma pequena parcela dos pacientes operados.

Para evitar essas alterações são necessárias algumas adequações na dieta: limitar o consumo de gordura; ingestão de pequenas porções ao longo do dia; reduzir o consumo de fibras e evitar alimentos que contenham cafeína. 

Se você foi diagnosticado com pedra ou pólipo na vesícula, procure definir com o seu médico o melhor tratamento para o seu caso. Se a cirurgia for recomendada para eliminar o problema, fique tranquilo, pois é possível manter uma vida normal após a remoção da vesícula biliar, só não esqueça que mudanças na sua alimentação serão necessárias para que o seu corpo possa trabalhar corretamente, sem causar desconfortos como inchaço, gases e diarreia.

 

(Dr. Felipe Rossi CRM 142.064)

Este post tem 84 comentários

  1. Jonecir Souza

    Olá Dr. Felipe, muito bom seus artigos. Fui diagnosticado com um pólipo na vesícula e pesquisei pra entender melhor.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A conduta em relação aos pólipos da vesícula é diferente do que quando abordamos os cálculos na vesícula. Temos um post bem interessante falando da indicação de remoção da vesícula devido a pólipos.

      1. Eu autorizo

        Dr depois que fiz a cirurgia de visícula, passei a fazer cocô mole, isto me preocupa muito.

  2. Maria Márcia Alves de Souza dias

    Bom dia Doutor! Fiz uma cirurgia de pedra da vesícula,mas um lado da barriga ficou mais alto que o outro, tem como fazer cirurgia reparadora?? Obrigada

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Não existe relação entre cirurgia da vesícula e abaulamento da parede abdominal. Procure seu médico para mais informações.

  3. celia simoes

    Dr é possivel remover pedras e nao retirar a vesicula biliar?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não é possível a retirada apenas dos cálculos. Além disso, não teríamos razão para isso visto que os cálculos da vesícula iriam se formar novamente.

    2. Samantha

      Retirei a vesícula a uns 3 anos , sempre que como me da cólicas fortes e diarreia, acontece até quando tomo café. Fico insegura até de comer algo fora de casa. E normal ? Qual médico devo procurar para ajudar nisso?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Não é comum. Procure o seu médico que te operou ou algum gastroenterologista para uma avaliação mais adequada.

  4. André

    Boa tarde Dr!
    Cálculos de 0,3 cm não se dissolvem com medicação?
    Isotretinoína causa cálculos?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Alguns casos podem ter indicação de dissolução com medicação. Entretanto, a isotretinoina não é a medicação para isso.

  5. Madson Artur Sarmento Menezes

    Bom dia, Dr. É verdade que quem retira a vesícula, tem uma espectativa de vida diminuída, e se é verdade, por que isso acontece?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Mito. A cirurgia da Vesícula Biliar não altera a expectativa de vida.

      1. Mariana

        Estou muito preocupada pois minha filha de apenas 3 anos foi diagnosticada com pedra na vesícula. Tão nova, nem experimentou determinados alimentos ainda e já vai ficar proibida de comer a maioria das coisas. Estou muito triste.

        1. RR Médicos Cirurgiões

          Procure o cirurgião pediátrico para uma melhor avaliação. Não fique triste o diagnóstico de pedra na vesícula sugere uma alimentação sem gordura que seria o ideal para uma criança de 3 anos. Uma boa alimentação é fundamental nessa idade.

  6. Dayana

    Dr. Eu fiz uma cirurgia da retirada da vesícula já fais dois anos só que eu começei a sentir as dores de antes por que isso acontece é vdd que as vezes presisa fazer outro procedimento cirúrgico.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá … dificilmente um paciente submetido a retirada da vesícula precisará de um novo procedimento. Procure um especialista para avaliar melhor essa dor.

    2. 18/01/2022

      Olá operei dia 01/11
      E estou evitando coisas gordurosas porém sem que como corro pro banheiro
      Queria saber até quando isso?
      E o umbigo fica inchado por dentro quanto tempo ?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Geralmente é transitório e tende a diminuir com o tempo.

  7. Junaina

    Dr. Tem um ano e sete meses que fiz a retirada da vesícula por laparoscopia, no início comia, passava um pouco tinha que correr pro banheiro, dava diarreia. Com o tempo foi parando, mas desde o início do mês, reparei que após as refeições, da cólicas e tenho que ir no banheiro, de 30min a 2 horas depois que como algo. As vezes sinto umas fincadas, não dor, mas parecido quando estava com a vesícula.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Busque um médico para avaliar a causa da dor. Alguns pacientes após a cirurgia da vesícula podem apresentar urgência evacuatória de exagerar em alimentações gordurosas.

  8. Aniela Silva

    Olá, faz um mês que retirei a vesicula, mas sinto umas pontadas no lado direito da barriga, isso é normal? Geralmente quando como rapidamente vou ao banheiro.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Pacientes que são submetidos a cirurgia da vesícula podem em alguns poucos casos tem urgência para evacuar caso faça ingesta de gordura em grande quantidade. Quanto a dor procure o seu médico para uma melhor avaliação, mas a princípio não há relação direta.

    2. 25/06/2021

      Olá Dr. Tenho colelitiase de 2cm, meu sintomas são dor abdominal até o momento, estou aguardando cirurgia, queria saber se usar o ácido ursodesoxicolico ajudaria a diminuir a pedra?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Boa tarde. No seu caso não terá resultado. O Ursacol utilizamos em alguns casos específicos de microcálculos.

        1. Patrícia

          Bom dia Dr. Vai fazer um ano que fiz a retirada da vesícula e todos os dias eu vomito muita bile pela manhã. Começou desde o primeiro dia sem a vesícula e estou muito preocupada!!!

          1. RR Médicos Cirurgiões

            A princípio não há relação entre retirada da vesícula e os vômitos. Procure seu médico para procurar outras causas.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Existe uma opção de mediação que em alguns casos tem efeito. Procure seu médico para avaliar se o seu caso se encaixa nesse perfil.

  9. Dayane péssimo

    Retirei a vesícula a 6 meses , não consigo fazer nem as refeições principais porque sempre estou sem fome , se como um pouco mais já passo mal , sinto q não faz digestão e tenho muitas dores abdominal, as vezes até no local da cirurgia já perdi 17 kilos

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não há relação direta entre retirada da vesícula e falta de apetite. Procure seu médico para uma avaliação mais completa.

  10. Boa noite Dr. Fiz a cirurgia para retirada da vesícula dia 21 de maio. Trabalho como garçonete (por diária )passando pizza, em 15 dias eu já posso voltar a trabalhar ?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Bom dia. A recomendação de retorno varia muito de médico para médico. Na nossa clínica liberamos para retorno após 15 dias mas recomendamos exercícios mais pesados até 30 dias.

  11. Maria Perez

    Soube há pouco que não devia comer citrinos pois tirei vesícula há 5 anos. O que faço? Tenho um leve incomodo neste espaço de tempo será por isso? Agradeço resposta e obrigada.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A única é recomendação após a cirurgia da vesícula é evitar excesso na ingesta de gorduras. Todos os outros alimentos são liberados. Na dúvida procure o médico para mais informações.

    2. Don

      Ola Dr . Tenho pedra de 15mm na visicula . Tenho tido períodos de cólicas fortes uma vez por
      Mês
      , l porém gostaria de evitar operar . O que aconselha

      1. RR Médicos Cirurgiões

        No seu caso não existe outra opção além da cirurgia. Inclusive sugiro não postergar visto que como você está tendo crises pode ter que operar na urgência aumentando o risco cirúrgico.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Procure o seu médico. A princípio não existe relação entre a alteração das fezes ressecadas com a vesícula. É possível que existam outras causas.

  12. Cristiane Cortinhas

    Também gostaria de saber, também tem 3 anos que fiz a cirurgia e acontece a mesma coisa, mas não é sempre. Tem dias que estou assim mesma, tudo o que como me causa diarréia enjoou e colica, fora que, meu estômago fica doi. Já fui diagnosticada com gastrite e hpylore, mas fiz tratamento, mas ainda sim esses sintomas permanecem.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio não existe relação direta entre gastrite com diarreia e cólica. Procure seu médico para uma melhor avaliação.

    2. Eu tinha cálculos biliares

      Olá Dr. Têm um mês que fiz a colecistectomia aberta, queria saber quantos km mais ou menos eu posso caminhar sem fazer mal ?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Não existe um número exato de km. O mais adequado é conversar com o médico que lhe operou. Cada equipe tem rotinas de pós-operatório diferentes

  13. Sidnei

    Caso o edital de concurso policial exija a ecografia total e indique a existência da retirada da Vesícula, o simples fato da existência da cirurgia pode ser motivador de reprovação?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Infelizmente não sabemos responder essa pergunta.

  14. Milene Alves

    Olá!! eu nao sou médica, mas também fui diagnosticada com pedra na vesícula 1 ano após terminar o tratamento com Roacutan.
    Sempre tive a saúde ótima com colesterol e triglicérides normais e após tomar o remédio ambos se alteraram e hj preciso de uma cirurgia.

  15. Mónica

    Estou igual,retirei a vesícula em Abril e também não sinto fome quase nunca, às vezes sinto tipo contracções e fisgadas no lado direito em cima(penso que seja o sítio da vesícula). Também sinto mau estar e afrontamento quase constante.
    Estou com receio do que possa ser

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio a retirada da vesícula não leva a esses sintomas. Procure seu médico pra averiguar quais os motivos.

  16. Mickaele Sena

    Olá! Fiz minha cirurgia há 10 dias e gostaria de saber a respeito a consequência de ingerir algum alimento com gordura, mesmo que seja a boa, como a do abacate ou amendoim. Pode prejudicar a recuperação?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      O consumo de gorduras “boas” pode ser realizado no pós-operatório desde que com moderação e bom senso.

  17. Jeferson

    Até quantos milímetros é indicado o usarcol?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      O uso do Ursacol é individualizado em alguns casos. Não existe um tamanho ideal de cálculos porém quanto maior o cálculo menor a chance de sucesso da medicação.

  18. Paulo

    Fazer limpeza intestinal com Oxy-powder elimina os cálculos e não se formam mais?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não existe relação entre a medicação e eliminação de cálculos de vesícula ou renais. Lembre-se: muito cuidado com medicações que levam a uma “limpeza” intestinal. Uma adequada limpeza se realiza com alimentação com água e fibras.

      1. Olá boa tarde, foi diagnosticada com pólipos cid k82, e minha barriga está muito inchada tenho a sensação de está crescendo. Sinto encomodos entre outras coisas, mas o pólipo só de 0.5cme normal isso. Ou é caso de cirurgia. Não sei se espero pelo Sus ou se procuro ajuda particular.

        1. RR Médicos Cirurgiões

          Os pólipos de vesícula geralmente não dao sintomas. Procure seu médico para buscar outros diagnósticos

  19. Boa noite Dr transplantei o fígado total tem 6 anos .
    Tudo correu muito bem.
    Hj tenho um pouco o colesterol alto.
    Evacuo normal mesmo não tendo a visícula que foi retirada no transplante.
    O Dr já ouviu falar da oxibili , será a bom eu tomar.
    Pode melhorar meu organismo quanto ao colesterol ??

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Todo caso deve ser individualizado. Procure seu médico (que tem seu histórico completo) para avaliar a sua indicação ou não!

  20. Maria José Ferreira

    Boa noite, toda cirurgia de pedra na vesícula, retira também a vesícula?
    Fiz a a cirurgia há uns dois anos
    Depois fiz um exame e deu dilatação biliar, o que pode ser?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A vesícula é sempre retirada na sua cirurgia. A dilatação biliar pode ser do canal que leva a bile do fígado ao intestino. Procure seu médico para mais informações

  21. Ricardo Ruiz

    Boa noite Dr, no começo da pandemia me deu fortes dores mas muito forte de rolar no chão, fui para o hospital e fiquei 14 dias internado e não pude ser operado pq estava com uma obstrução na bílis, e qdo se resolveu não pude operar pq as UTI seriam usadas para a covid 19, isso se passou já 2 anos , e desde então faço uma dieta de como eu tivesse retirado, mais ainda estou com ela, quais os sintomas iniciais de que tenho que correr para o hospital novamente por causa da vesícula, caso ocorra diferente do que aconteceu comigo anteriormente, obrigado.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Vc não deveria aguardar novos sintomas de dor e sim procurar um médico pra operar a vesícula que deveria ter sido operada na pandemia.

  22. Felizarda

    Boa noite Dr,eu fiz uma cirurgia e retirei a visicula,no 11 de janeiro de 2022,mas tenho passado muito mal,sinto uma dor muito forte na região do umbigo,e tenho muita falta de apetite, á dias que me sinto muito,mais muito cansada, que não consigo nem pegar escova para limpar a boca, tenho tido febres,é normal?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio não há relação dos seus sintomas com a retirada da vesícula. Procure seu médico para investigar outras causas

  23. Boa tarde.tirei minha vesícula há cerca de 6 meses e não consigo comer nada temperado. Pimenta então é veneno, café, e pimentão.fico com azia vômitos,gases. É normal? E o que fazer?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não existe relação entre as suas queixas alimentares e a retirada da vesícula. Provavelmente você deve ter algum grau de gastrite visto que os alimentos citados são irritantes gástricos. Procure um médico para avaliação mais adequada.

  24. Ronaldo Rômulo Rios dos Reis Rajão

    Eu prefiro que retirem os cálculos quantas vezes forem necessárias. Não permitirei que retirem a minha vesícula, pois isso é perda de qualidade de vida. Basta ver todos os efeitos colaterais possíveis.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Infelizmente não existe nenhum método de retirada apenas das pedras da vesícula. Todo tratamento exige a retirada da vesícula. Além disso, a retirada da vesícula não é maléfico ao paciente com raros efeitos adversos.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Geralmente algumas pessoas gostam de usar o termo “verruga” para os pólipos de vesícula

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Hoje o tratamento padrão ouro para pedra na vesícula é a cirurgia.

  25. 09/06/2022

    Boa noite! Sou portadora de miastenia gravis e tive indicação da retirada da vesicula , gostaria de saber como vai ficar minha digestão que já é muito lenta.de já agradeço.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio se o paciente não exagerar em alimentação gordurosa não haverá alteração na digestão.

  26. Nenhuma

    Quem teve Hepatite C Viral terá um fígado capaz de substituir a vesícula ?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Caso paciente tenha Hepatite C controlada nada será impactado e terá vida normal sem a vesícula.

  27. Fiz a retirada da vesicula ha 14 dias mais teve complicacao pq disseram que quando foram grampear meu figado estava dilatado e tiveram que dar pontos e por dreno.
    Por isso fiquei mais tempo no hospital e senti dores incontrolaveis.
    Vc poderia me explicar o que pode ter acontecido?
    Entrei no centro cirurgico as 13 hrs e sai as 19:30
    Quando acordei pedi remedio pra dor e me informaram que ja tinham me aplicado morfina 2 vzs.
    Ate agora nao entendi.
    Sera que vc pode me explicar?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Você precisa voltar com seu médico ou pedir um relatório do hospital com as informações da cirurgia. Sem esses dados não é possível dizer o que ocorreu. Acho mais prudente voltar ao seu médico e pedir para explicar para você com mais detalhes o ocorrido.

  28. Tatiane

    Fiz sirugia ha vinte dias aínda fico estufada com estômago doido estou tomando Omeprazol será qual remédio bom pra isso

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Precisa ver o que está comendo e como está se alimentando. Não existe uma relação direta entre a cirurgia e o empachamento. Em caso de ausência de melhora procure seu médico.

  29. Leonardo

    Dr: tenho 13 anos e estou com uma pedra na vesícula de 0,3 ml , não sinto muitas dores só sentir na época que ela obstruiu,já tem um mês,queria saber se ela poderia sair com algum remédio, tratamento ou com água pq fiquei meio preocupado não só eu mas minha família também pelo fato que vão ter que tirar a minha vesícula na cirurgia a cirurgia ainda não foi marcada por isso queria saber se ela sai com o que eu disse acima.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Toda avaliação é individualizada. Na teoria se o paciente já teve dor ele deve ser submetido a cirurgia porém o médico deve avaliar o melhor momento.

  30. MARCELLE

    Dr. Fiz uma ultra pra saber o motivo das dores, a vesícula está muito inflamada e com uma pedra de 39mm. Estou em busca de operar. Esse tamnho de pedra é comum de acontecer? E é possível que haja mais alguma coisa por estar tão inflamada?? Estou com muito medo.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A causa da inflamação provavelmente dever ser a pedra na vesícula. Procure seu médico para uma avaliação mais completa e eventual agendamento da cirurgia

Deixe um comentário