You are currently viewing Pólipos na Vesícula: Quando Operar?

Pólipos na Vesícula: Quando Operar?

O pólipo é um crescimento anormal de tecido que se projeta da parede da vesícula biliar para o interior. Simplificando, o pólipo na vesícula é uma alteração que pode ser maligna, mas em aproximadamente 95-98% dos casos é benigna. Ainda não existe uma definição exata da causa dos pólipos, pois os estudos não são conclusivos e não relacionam os possíveis fatores como idade, gênero, condição médica, obesidade e até diabetes com o seu surgimento. Uma remota associação com o metabolismo da gordura e genética familiar existe, mas nenhuma comprovação foi feita ainda.

Como na grande maioria dos casos os pólipos não apresentam sintomas o seu diagnostico acaba sendo feito acidentalmente em exames de rotina. Geralmente a ultrassonografia de abdome é o exame para diagnostico ou acompanhamento dos pólipos de vesícula. Caso houver necessidade de exames complementares para avaliar melhor o pólipo (geralmente em casos malignos) o ultra-som endoscópico ou a ressonância magnética com colangiorressonância podem auxiliar.

A análise do tamanho do pólipo é uma forma de diagnosticar sua procedência. Geralmente, se ele for menor que 1 centímetro (aproximadamente 10 milímetros) é provável que não seja cancerígeno. Os pólipos maiores que 1 centímetro são mais propensos a serem malignos ou se transformarem com o passar do tempo.

Como ja mencionado previamente os pólipos da vesícula biliar geralmente não causam nenhum sintoma, entretanto algumas pessoas que sofrem com essa questão relatam que alguns desconfortos podem ser presentes. Nesses raros casos, dor ao lado direito do abdome associado a náuseas e vômitos.

O tratamento para os pólipos costuma ser definido de acordo com o seu tamanho, pois como vimos, essa condição define se ele é um pólipo maligno ou benigno e essa questão será decisiva para o tratamento. Pólipos com menos de 1 centímetro de diâmetro dificilmente são cancerígenos, logo com esse tamanho dificilmente precisam de tratamento. A ultrassonografia abdominal deve ser usada como exame de acompanhamento desses pólipos. Deve-se salientar que o tratamento cirúrgico deve ser indicados em pólipos menores que 1 cm desde que o paciente apresente os seguintes fatores associados: crescimento do pólipo num curto espaço de tempo; pólipo séssil ou base de inserção larga; pólipo com longo pedículo; idade do doente superior a 50 anos; coexistência de litíase vesicular (pedra na vesicula); pólipos localizados no infundíbulo da vesícula ou alterações ecográficas na parede vesicular.

Já os pólipos maiores que 1 centímetro são considerados mais propensos a ser ou se tornar um câncer. Nesses casos, o médico pode recomendar uma cirurgia de retirada da vesícula, mas é claro que a recomendação cirúrgica será sempre ponderada, pois o médico deverá considerar os riscos potenciais do procedimento e as possibilidades de desenvolvimento de câncer. Considerar o risco geral e o monitoramento cuidadoso dos pólipos pode ser um recurso eficaz para preservar a saúde do paciente.

O tratamento para os pólipos da vesícula consiste na remoção da vesícula biliar (conhecida como colecistectomia) realizada por videolaparoscopia. A necessidade da retirada da vesícula se deve ao fato de não ser possível realizar uma biopsia do pólipo da vesícula. Com a retirada da mesma ela é encaminhada para analise afim de definir se o pólipo tem características benignas ou cancerígenas. Trata-se de um procedimento considerado seguro, com taxa de complicação muito baixa em torno de 0,5%. Para minimizar qualquer possível complicação, o seu médico deverá solicitar exames pré-cirúrgicos para checar todos os pontos necessários.

(Dr. Felipe Rossi CRM 142.064)

Este post tem 40 comentários

  1. Ricardo Suzano

    No meu caso estou com 4 pólipos com menos de 1 cm, aumenta o risco de ser maligno pela quantidade?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Não existe relação direta entre o número de pólipos e chance de câncer de vesícula. O ideal seria procurar um cirúrgiao para avaliar caso a caso baseado no histórico familiar e no tamanho de cada pólipo.

  2. Elisangela CORDEIRO

    Bom dia! minha mãe tinha apenas areia na visicula e agora apareceu um polipo no exame nódulo ecogenico homegenio regular fixo na parde visicular medindo 0,4cm sem calculos e visicular normal. o Dr. disse pediu mais um exame e daqui uns tres meses ela volta. Também deu esteatose no figado grau 01. Será que pode ser maligno? obrigada

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Precisamos avaliar caso a caso. A maior parte dos pólipos até 4mm são benignos fazendo ultrassonografia de controle anualmente.

        1. RR Médicos Cirurgiões

          Olá. Não é possível caracterizar o pólipo da vesícula entre benigno e maligno pela ultrassonografia. Procure seu médico para definir junto com seu histórico familiar e a ultrassonografia a melhor conduta.

  3. magno

    boa tarde no meu caso fiz a ultrassom pra rotina e descobri os polipos deu mas de 10 mas todos com tamanho menor de 05 cm ja tem mas de um anos vou refazer os exemes pra ver se e preciso a retirada e sinto um leve desconforto sera que a melhor opcao e a retirada mesmo/

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Bom dia. Uma avaliação minuciosa precisa ser feita no consultório baseado no achado dos exames e história do paciente para definir melhor conduta.

  4. Adriana

    Boa tarde. Fiz uma ultra abdominal pq estou com dor na barriga constante e diarréia. Deu na ultra pedra na visula com areia biliar e nódulo de 13 mm. Gostaria de saber se é câncer

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde. Diagnóstico de câncer de vesícula muitas vezes só é possível após retirada cirúrgica da vesícula e exame anatomopatológico. Procure o seu médico para uma avaliação mais detalhada.

  5. Patricia

    Estou com pólipo de 6 mm, esse tamanho já é aconselhável a retirada?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Depende do histórico familiar do paciente e se o pólipo está crescendo ou não. Procure seu médico para uma melhora avaliação.

  6. Cidalia

    Boa tarde
    Tenho um pólipo na vésicula de 4mm, tenho dores horríveis no abdômen superior direito e barriga inchada, gostaria de saber se está relacionado? Pois faz dois anos que estou com estás dores.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa tarde a princípio não existe relação entre pólipos de vesícula e dores abdominais. Entretanto você precisa procurar um especialista para uma avaliação mais completa.

  7. Marilene Rita da Silva Ferreira

    Tenho um pólipo de 0,9 mm na vesícula.
    Tomo anticoagulante Eliquis.
    Posso fazer a cirurgia para retirar a vesícula?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A cirurgia, se necessária, pode ser sim realizada desde que seja feita avaliação cardiológica pré-operatório e suspensão da medicação alguns dias antes.

  8. Ivani Almeida da Costa Queiroz

    Boa noite, tenho 2 pólipos de 4 mm e o cirurgião já marcou a cirurgia da retirada da visícula devido a 2 irmãos que faleceu um de câncer e um de pâncreas. Gostaria de saber se há necessidade de retirar mesmo devido estar bem pequenos?

    1. Simone

      Olá minha mãe fez uma cirurgia de úlcera perfurada e está com cálculos na vesícula senão me engano no ducto biliar , indicaram um procedimento de cpre isso na emergência pois a mesma ainda está internada e teve complicações pós cirúrgica como infecção a mesma está tomando antibiótico ainda.
      Será que esse procedimento está correto de fazer o cpre nesse momento que ela ainda está com infecção e também acabou de fazer a cirurgia de úlcera fazem 3 semanas e meio .
      Alguem poderia me orientar por aqui caso necessário agendo uma consulta .agradeço

    2. RR Médicos Cirurgiões

      A opção pela cirurgia da retirada da vesícula por pólipos é uma decisão baseada na história clínica e familiar do paciente alem do tamanho e evolução dos pólipos.

  9. Simone

    Olá vocês poderiam falar se após uma cirurgia de úlcera perfurada pode fazer um procedimento como cpre ..
    São 4 semanas que já foi realizada a cirurgia .

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Bom dia. Isso vai depender da cirurgia que foi realizada para tratamento da úlcera perfurada. Geralmente após 30 dias de cirurgia a CPRE pode ser realizada em casos que tenham indicação para tal.

  10. 22/04/2021

    Bom estou no hospital eu descobri que eu estou com nódulo na parede da vesícula biliar eu queria saber se grave hospital que eu estou em Porto velho no hospital é hospital de base Ary Pinheiro faz uns 10 dias que eu estou enternada sinto muita dor no estômago e muitas ânsias de vômito

  11. TATIANA

    EU TIVE PANCREATITE A UM TEMPO ATRAS, UNAS 12 ANOS PRA MAIS. AGORA ESTAVA TENDO MTO ENJOOU O MEDICO SOLICITOU EXAME Q APARECE ESSE POLIPO AI, BEM PEQUENO 3MM. POREM TENHO MTO ENJOOU E NAUSEAS. QUAL SERI O TRATAMENTO?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Geralmente os pólipos de vesícula não apresentam sintomas. O ideal seria procurar um médico para investigar a causa das náuseas.

  12. Edilene costa

    Estou com dois pólipos na vesícula e medem 0,5 cada (tamanho de uma unha roida mais ou menos . Será necessário fazer cirurgia?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A indicação cirúrgica se baseia no tamanho e antecedentes pessoais e familiares. Procure o cirurgião para avaliar se o seu caso é cirúrgico ou não.

  13. Descobri hoje um pólipo de 3mm através de uma ultrassonografia. O que faço para aprofundar mais os exames para saber se é benígno ou malígno?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Pólipos até 4mm devemos apenas observar e repetir a ultrassonografia a cada 6 meses a 1 ano. Pelo tamanho do pólipo não há necessidade de outros exames.

  14. Eduardo

    Boa tarde,
    Realizei uma cirurgia bariatrica em 30 de novembro 2021, hoje 8 meses depois e 55 kg a menos foi constatado 2 pólipo medindo 3mm e 4,5 mm. Em exame realizado antes da cirurgia não constava nenhuma alteração.
    Gostaria de saber se há necessidade de cirurgia para a retirada da visicula?
    Obrigado

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Geralmente pólipos de vesícula menores que 4mm não tem necessidade de cirurgia. Porém procure o seu médico para mais informações.

  15. Janine

    Estou com pólipos na vesícula de 0,5 x 0,4 cm, tenho 56 anos precisa cirurgia?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Pólipos até 4 mm apenas observamos. Pólipos maior que 10mm operados sempre. Pólipos, como no seu caso, entre 4 e 10 mm precisamos avaliar se está crescendo ou se tem algum histórico familiar de câncer importante. Procure seu médico para uma avaliação.

  16. Descobri que estou com pólipo de 3 ,0 mm na parede da visícula meu pai faleceu com câncer , será que vou precisar de fazer cirurgia para a retirada e se ela está de 3, 0 mm isso é grave

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Geralmente pólipos até 4mm apenas observamos não sendo necessária a cirurgia. Entretanto, uma consulta com o seu médico é importante afim de individualizar o tratamento

  17. Fiz ultrassom e foi constatado pólipos na vesícula, medindo 0,9 x 0,4 mm. Esteatose hepática moderada. Não tenho qualquer histórico familiar desses problemas. Sinto alguns incómodos no abdome na parte superior, principalmente qdo me alimentos mais fortes, como feijoada, por exemplo. Não tenho pretensão de fazer cirurgia, só se os polípos aumentaram.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Procure o seu médico. Lembrando que pólipos geralmente não dão sintomas porém o crescimento deles pode ser indicativo de cirurgia.

  18. Carla

    Olá bom dia!!! Tenho 3 pólipos de 3,7 mm. Tem alguma coisa nos hábitos alimentares que a gente possa fazer para evitar o crescimento dos mesmos?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não existe nenhuma alteração alimentar que evite o surgimento ou crescimento de pólipos de vesícula

  19. Carla

    Bom dia!! Tem alguma coisa nos hábitos alimentares que a gente possa fazer para evitar o crescimento dos pólipos? Tenho 3 pólipos de até 3,7 mm.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não existe nenhuma alteração alimentar que evite o surgimento ou crescimento de pólipos de vesícula

Deixe um comentário