Você está visualizando atualmente Como fica o estômago depois da Cirurgia Bariátrica?

Como fica o estômago depois da Cirurgia Bariátrica?

O tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, quando indicado, pode ser realizado por duas técnicas distintas, ambas podendo ser realizadas por via laparoscópica ou robótica, e que alteram de maneira diferente a anatomia normal do paciente para promover o emagrecimento. São elas o By-pass Gástrico em Y-de-Roux e a Gastrectomia Vertical (Sleeve), não havendo diferença nos riscos para o paciente e sua escolha envolve fatores específicos para cada caso e avaliação do cirurgião para a melhor técnica a ser empregada.

No By-pass, o estômago que possui um volume estimado em 1000 ml (que pode aumentar no momento da alimentação), é reduzido a um volume de 25 ml (aproximadamente meio copo de café), através do uso de grampeadores cirúrgicos, formando uma pequena bolsa chamada de “pouch”. O restante do estômago (chamado “estômago excluso”) continua no abdome do paciente e ao lado no novo estômago reduzido, no entanto os alimentos são desviados e não passam mais por ele. A produção de suco gástrico no estômago excluso continua, e seguirá pelo duodeno até unir-se ao alimento mais abaixo no intestino.

A avaliação endoscópica do estômago no pré-operatório é fundamental, já que a maior parte do estômago antigo não poderá ser visualizada por endoscopia tradicional. Se necessário, este acesso poderá ser feito através de cirurgia. A cicatrização ocorre no primeiro mês, atingindo sua melhor resistência após cerca de 4 semanas, daí a importância da dieta líquida indicada neste período.

Como o estômago excluso não é retirado, o by-pass é considerada uma cirurgia reversível, no entanto é um procedimento muito raramente indicado, e apresenta riscos muito mais elevados. A dilatação do pequeno estômago formado pode ocorrer, mas de forma mínima e não afeta os resultados na perda de peso. Em alguns pacientes, eram utilizados anéis ao redor do “pouch”, para aumentar a restrição na alimentação, mas estes caíram em desuso, e não são mais empregados nas técnicas atuais.

Na Gastrectomia Vertical, o estômago é reduzido de 1000 ml para aproximadamente 200 ml ou menos (cerca de 20% do total permanece), através da retirada do fundo e do corpo do estômago, também com uso de grampeadores cirúrgicos. Não há desvio na passagem de alimentos, e não há estômago excluso, já que há a retirada do excesso de estômago grampeado, não havendo, portanto, reversibilidade.

Pode ocorrer dilatação do estômago que permanece, em um grau um pouco maior que no by-pass, e a cicatrização ocorre também em cerca de 4 semanas, havendo necessidade de dieta líquida neste período.

Para os dois tipos de cirurgia, a perda de peso não se dá apenas pela restrição de ingestão de alimentos ou por dificuldade de absorção gerada pelos desvios intestinais no by-pass, mas também por um efeito metabólico importante. Há redução na produção de grelina (conhecido como hormônio da fome), além de alterações de outros hormônios relacionados, o que gera um aumento na saciedade do paciente, contribuindo significativamente na ocorrência e manutenção da perda de peso.

Apesar das restrições de volume e absorção de alimentos ocasionadas pela cirurgia, a quantidade de nutrientes e calorias que os pacientes conseguem absorver é suficiente para a manutenção das funções vitais e atividades dos pacientes. Há um efeito importante sobre a absorção de vitaminas e micronutrientes, como vitamina B e Ferro, e por isso, em ambos os tipos de cirurgia, o paciente necessitará de suplementação com polivitamínicos de forma permanente.

(Dr. Nathan Rostey CRM 180.456)

Este post tem 39 comentários

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A princípio não tem problema. Lembre-se que o importante é sempre manter uma ingestão de líquidos adequada para ajudar no funcionamento do trânsito intestinal.

  1. Vanice de Fátima miranda

    Ola fiz redução de estômago a um ano só q de vez em quando eu tomo cerveja,e tendo notado q meu estômago está enorme,oque devo fazer ? Parei já de beber mais tenho medo q tenha dilatado.isto e possível?

  2. 19 de Março de 2021

    Olá. meu nome é Amélia de Fátima Pértel, vou fazer cirurgia de redução de estomago prevista para daqui a 90 dias. não tenho obesidade morbida. Mas sou diabetica tipo 2 e isso me causa uma series de problemas. Eu tenho uma duvida e gostaria que me ajudassem. Tenho minha glicemia 100 % descompensada, então eu vou ter que ficar em jejum por muito tempo para poder ir para o centro cirurgico. Tá, e se eu tiver uma queda muito forte da glicemia (hipoglicemia) durante o periodo que estou ainda esperando para ser Operada???. E se eu tiver o mesmo problema quando sair da cirurgia, porque tambem tenho que ficar sem comer por muitas horas??? sera que vão colocar soro para me alimentar??? Estou com esta preocupação porque ja tive situaçoes que minha glicose chegou a 40 e eu praticamente morrii. me ajude por favor. me oriente para que eu possa ficar calma. por favor responda pelo meu imail ( [email protected]). MUITO. MUITO GRATA MESMO POR ME RESPONDER.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Olá. Todos os pacientes que são submetidos a cirurgia (principalmente os diabéticos) são monitorados quanto a sua glicemia com frequência no ambiente hospitalar. Na nossa rotina todos os pacientes ficam como soro e caso a glicemia se mantenha baixa são realizadas soluções de glicose na veia.

      O motivo do jejum antes da cirurgia é devido a anestesia geral. Após a cirurgia o paciente permanece em jejum nas primeiras horas devido ao risco de náuseas e vômitos.

  3. [email protected]

    Fazem 10 meses que operei (by-pass), tenho sentido muitas dores na região do tórax (se passo mais que 3 horas em jejum), e fortes dores no estômago. Não tive perda de peso significativa na minha opinião (PI: 94 – PA: 73), 21 quilos. Fiz uns exames ontem e constou úlcera no jejuno. O que vem a ser isso?! E por que não perdi peso igual outras pessoas?!

    1. RR Médicos Cirurgiões

      A dor pode estar sim relacionada a úlcera de jejuno. Quanto a perda de peso vc precisa passar no seu médico para uma melhor avaliação. Lembre-se que a cirurgia não é um milagre. Geralmente erros de alimentação e falta de atividade física podem contribuir para não atingir o objetivo. Procure o seu médico pois até a causa da úlcera pode ser um sinal de má alimentação.

  4. Rose

    Bom dia fiz uma cirurgia bariátrica baypess já tem dês dias ..já posso comer algo pastoso.pois já não aguento mais liguidos

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Siga as recomendações da Nutricionista. Geralmente o tempo mínimo de dieta líquida varia de 15 a 20 dias.

  5. Hidamares

    Boa tarde!
    O que é anastomose gastro jejunal ampla facilmente transponível, medindo aproximadamente 12 mm

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Quer dizer que a sutura realizada na sua cirurgia entre o estômago e o intestino está pervia, isto é, está tudo bem com a sua cirurgia. O valor de 12mm é o diâmetro da passagem dessa sutura.

  6. Paola nunes

    Faz 4 semanas que operei,ainda sinto uma dorzinha quando o alimento entra no estômago, é normal ?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Pode acontecer. Lembre-se de mastigar bem, pedaços pequenos e evitar líquidos na refeição. Não coma assistindo TV ou mexendo no celular, foco na sua alimentação.

  7. MARGARETH PIO CALAZANS

    Seis meses após a bariátrica, tive perfuração gástrica devido a úlcera onde fica a ligação. Operei de emergência. Após 8 meses foi constatada úlcera recorrente no mesmo lugar. Numa avaliação com o gasto logista diz que a fisiopatologia está no Coto pequeno. O que devo fazer

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Úlceras de boca anastomostica é um capítulo à parte e deve ser sempre individualizado. Bons hábitos alimentares e eventualmente uso crônico de medicação para o estômago pode ser necessário.

  8. Eliane Silva

    Bom dia ,Dro fiz uma bariatrica a 1 mês esta corre lindamente não tenho dor men nada sigo tudo direitinho mais como qualquer pessoa tenho dúvidas poderia tirá-las (1)porque so se poder tia o excesso de peles depois de 1 ano se a paciente ja tiver atingido até mais da perda de peso que lhe foi pedida (2) no meu caso que trabalho em transferência de pessoas com mobilidade reduzida e faço massagens estomacal e não a perigo de voltar ao trabalho apos 50 dias de baixa médica desde já agradeço sua resposta atenciosamente Eliane Silva

    1. RR Médicos Cirurgiões

      (1) A indicação de cirurgia reparadora após 18 meses se deve ao paciente nesse momento ter atingido um equilíbrio na perda de peso. Realizar a cirurgia reaparadora antes pode levar a um desvirtuamento do resultado visto que o paciente ainda pode perder peso.

      (2) toda equipe tem sua rotina. Na nossa clínica após 30 dias os pacientes estão aptos ao retorno completo das atividades devendo evitar apenas exercícios de impacto (artes marciais ou esportes de contato)

  9. Silva

    Olá! O que acontece com a parte do estômago que é excluída: ela continua sendo irrigada por vasos sanguíneos como o resto dos órgãos do aparelho digestivo, apesar de não receber mais alimentos?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Apenas na técnica Bypass que temos O estômago excluso. Ele continua irrigado por vasos sanguíneos e produzindo secreção gástrica. Essa secreção encontrará o alimento na intersecção da alça alimentar e biliopancreatica mais conhecida como Y-Roux.

  10. Sandra Aparecida correia

    .fis bariatrica 17 dias e comecei a dieta pastosa comi uma banana pequena e doi e ja fas 4 horas e NÃO sai do estomago ,o mal estar NÃO passa que posso fazer

    1. RR Médicos Cirurgiões

      entre em contato com sua equipe. Sempre bom avaliar se a mastigação dos alimentos foi adequada.

  11. Denise Leivas

    O estomago excluso pode com o tempo se for a genética da pessoa desenvolver polipos. É como faz para monitora_lo.?

  12. HELEN RODRIGUES

    Fiz bariátrica há 14 dias estou arrotando ,gosto de peixe ,isso é normal??? Tbm sinto muito dor no abdôme eu gostaria de saber se isso é normal?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      não è normal mas pode acontecer. Verifique se não está comendo rápido. Outra questão muito importante é a caminhada. Pacientes que não caminham aumentam risco de dor abdominal e de formação de gazes. Na dúvida procure seu cirurgião.

  13. Maria Izabel Gonçalves de Araújo

    Olá tive câncer de estômago e fiz gastrectomia subtotal estou bem emagreci 20 kilos e parei de emagrecer tenho diabetes tipo 2 sigo direitinho a dieta é normal parar de emagrecer.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      olá. Precisa fazer uma avaliação mais adequada para entender qual seu peso atual e qual seu peso ideal. Procure uma nutricionista pra avaliar também a alimentação. Muitas vezes acreditamos estar nos alimentando certo e não estamos.

  14. Olá. Fiz a cirurgia a 15 anos e tive uma boa eliminação de peso. Ocorre porém que hoje estou com o IMC de acordo comnos cálculos desta página com 28,5 sobrepeso.
    Mas sempre tive o intestino solto e com a bariatrica o quadro se agravou muito, pois além da diarreia veio o cheiro forte dificultando ir ao banheiro fora de casa até em viagens. Isso continua e agora com muita colica e ate dor ao me virar quando estou deitada.
    Isso pode melhor de alguma forma?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      olá. Procure um coloproctologista para uma avaliação mais adequada. Provavelmente a piora pode estar associada a uma pior alimentação recente visto que aconteceu um ganho de peso recente.

  15. Barbara

    Boa tarde
    Fiz Bariatrica há 11 anos, na endoscopia recente consta coto gástrico mede cerca de 20mm e anastomose mede cerca de 15mm, estão no tamanho previsto pra quem fez bariátrica? Tive reganho de 20kg e gostaria de fazer plasma de argônio.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      O tamanho do estômago está adequado. Recidiva de peso está geralmente associado a retorno de má alimentação e de hábitos antigos. Entretanto, existem opções para tentar voltar a ter uma perda de peso. Procure sua equipe.

  16. José Barros

    Qual a consequência do uso de bebida destilada e cocaína nos primeiros 15 dias apos a cirurgia bariátrica?

    1. RR Médicos Cirurgiões

      São diversos riscos, desde aumento do risco de infecção até problemas cardíacos.

  17. Sandra

    Fiz a bariátrica de vídeo a dois dias a nutricionista disse que a. Dieta líquida e 7 dias isso procede

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não é possível dizer a quantidade. O tratamento depende da história clínica, sintomas e resultado da endoscopia. Procure seu médico que ele avaliará seu exame adequadamente.

  18. Alessandra

    Boa tarde, me chamo Alessandra/PA
    Eu fez a bariátrica a 4 meses mas sempre me engasgo e tenho que provoca o vomito e certo isso que eu estou fazendo.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Não é normal. Primeira coisa a observar é se o paciente está mastigando bem os alimentos. Caso esteja fazendo tudo certinho, procure seu médico para uma avaliação.

  19. Luciana Carvalho

    Fiz bariátrica a 20 anos, na época pesava 126kg e atualmente estou pesando 101kg tive um reganho de peso significativo nos 2 últimos anos. Mês passado fiz um exame de endoscopia e no laudo deu (duas anastomoses gastrojejunal pervias e sem alterações com cerca de 1,2 cm de diâmetro).
    Neste caso tenho indicação de realizar o procedimento com plasma de argônio para voltar a perder peso?

    1. Andrea

      Fiz Bariatrica há 10 dias. Estou na fase da dieta liquida. Fico com muito medo de estar fazendo a coisa certa. Pois não estou usando os corpinhos de 50ml. Geralmente tomo bem devagar uma porção de 150ml. E bebo água com constância. Isso pode aumentar meu estômago ?

      1. RR Médicos Cirurgiões

        Se a ingestão dos líquidos for fracionada não existe perigo. O que não se pode fazer são goles muito grandes.

Deixe um comentário