You are currently viewing Benefícios da Cirurgia Robótica no Tratamento das Hérnias da Parede Abdominal

Benefícios da Cirurgia Robótica no Tratamento das Hérnias da Parede Abdominal

As hérnias abdominais são imperfeições na parede abdominal que se caracterizam por uma saliência ou abaulamento na região afetada acompanhada de dor ou não. As hérnias são divididas em seis tipos: 

  • Umbilical: associadas a um aumento da pressão intra-abdominal geralmente devido à obesidade, distensão abdominal, ascite e gravidez. 
  • Epigástricas: acontecem na linha mediana do abdome, acima a da cicatriz umbilical, por conta de abertura entre os músculos retos abdominais. 
  • Incisional: resultado do enfraquecimento da parede abdominal ou da cicatrização inadequada das incisões (cortes) em locais que tenham sido submetidos à cirurgia.
  • Inguinal: mais frequente das hérnias e consiste na saída de uma parte do intestino ou gordura, através do canal inguinal.
  • Femural ou Crural: acontece através do canal crural, situado na base da coxa por onde normalmente passam os grandes vasos sangüíneos.
  • Spiegel: são hérnias raras da parede abdominal. Localizam-se lateralmente ao músculo reto abdominal e inferior ao nível do umbigo.

Toda hérnia é cirúrgica e com o advento da cirurgia robótica os resultados tem sido cada vez mais favoráveis. O reparo robótico teve tempos operatórios semelhantes, mas os pacientes passaram menor tempo em recuperação e notaram menos dor do que os pacientes que foram submetidos à correção por videolaparoscopia. O custo direto e a margem de contribuição são quase equivalentes.

Benefícios potenciais têm sido propostos para o uso da cirurgia robótica no reparo de hérnias da parede abdominal. A tecnologia robótica aborda as limitações da laparoscopia, melhorando a destreza e a ergonomia, levando ao crescimento no uso da robótica na cirurgia geral. O fechamento do defeito herniado apresenta melhores resultados na cirurgia robótica em comparação a videolaparoscopia o que pode levar a menor chance de recidiva (retorno) da hérnia, Os proponentes robóticos alegam a capacidade de realizar uma verdadeira reconstrução da parede abdominal. Além disso, a precisão sem tremor da tecnologia robótica facilita a execução de reparos mais desafiadores, como técnicas de colocação de tela pré-peritoneal, permitindo o isolamento da tela de alguns órgãos/alças intestinais abdominais, diminuindo o risco de complicações relacionadas à tela, como aderências.

A cirurgia robótica é uma realidade hoje e o seu uso no reparo e tratamento de hérnias da parede abdominal traz resultados muito satisfatórios e hoje corresponde a técnica padrão-ouro.

(Dr. Felipe Rossi – CRM 142.064)

Deixe um comentário