É comum em laudos de exames de endoscopia a descrição de “hérnia de hiato”, trazendo à mente do paciente diversas dúvidas e, por vezes, preocupações principalmente no que diz respeito à necessidade de cirurgia. Mas, antes de falar da cirurgia, vamos entender o que é a hérnia de hiato.
O músculo diafragma divide a cavidade do tórax da cavidade abdominal e há nele o hiato diafragmático, um orifício por onde o esôfago passa do tórax para o abdomen. A hérnia de hiato ocorre quando através desse orifício (geralmente alargado) passam estruturas ou órgãos do abdômen para o tórax, geralmente o estômago.
A protusão (ou “subida”) do estômago através do hiato diafragmático pode gerar sintomas como saciedade precoce, sensação de empachamento após as refeições e até regurgitação, os quais são mais intensos quanto maior o volume de estômago que “sobe” para a cavidade torácica. Em casos extremos de hérnias muito volumosas, até mesmo a falta de ar pode ser um sintoma.
Além disso, esse conteúdo herniado pode favorecer o desenvolvimento de refluxo gastroesofágico e seus sintomas (mais comum a sensação de queimação) e complicações (como o esôfago de Barrett).
As hérnias de hiato pequenas são quase sempre assintomáticas e não requerem nenhum tratamento específico. Quando a hérnia apresenta um volume um pouco maior ou independente do tamanho gera sintomas, pode-se tentar inicialmente mudanças na alimentação e alterações comportamentais como perda de peso, evitar líquidos durante a refeição, não comer rápido e mastigar bem os alimentos.
Quando a hérnia de hiato está associada ao refluxo gastroesofágico sintomático, deve-se promover o tratamento do refluxo, o qual envolve uma série de itens como:
- medicamentos (“protetores gástricos”)
- mudanças na alimentação (como evitar refrigerante, bebida alcoólica, frituras, pimenta, café etc)
- cessação do tabagismo
- mudanças comportamentais (como não deitar nem fazer esforço físico após as refeições)
- emagrecimento para aqueles pacientes acima do peso ideal
O tratamento cirúrgico da hérnia de hiato está indicado quando se tem uma hérnia sintomática e houve falha no tratamento clínico dos sintomas. Trata-se de um procedimento realizado com anestesia geral e a via de acesso cirúrgica preconizada atualmente é por videolaparoscopia ou via cirurgia robótica. A técnica cirúrgica envolve a correção da hérnia com fechamento do hiato alargado e realização da fundoplicatura (envolve-se o esôfago com o próprio estômago, gerando assim uma espécie de válvula anti-refluxo).
Importantíssima a compreensão de que a falha no tratamento clínico envolve não apenas o uso de medicamentos, mas também as alterações e adequações na dieta e mudanças no estilo de vida. Tais medidas serão fundamentais também para o sucesso no tratamento cirúrgico da hérnia de hiato.
Oi boa noite eu tirei a visicula ja faz 1 ano estou des que operei nao tiver diarreia demoro fazer coco levar pelo menos 13 dias agora faz 2 semana que sinto muito gases e e tambem incha minha barriga tudo que como demora derrenter e também mer dar farta.de ar quando estou com muito gases sera que estou com henia de hiato tem como vc me falar
A retirada da vesícula não está associada a dificuldade de evacuar ou gases. Procure seu médico para novos exames e uma avaliação mais completa.
Preciso saber a data limite para uma cirurgia de hérnia de hiato por deslizamento?
Não existe data limite. Cada caso é um caso e precisam ser avaliados individualmente. Alguns precisam ser operados mais rapidamente outros talvez nem precisem de cirurgia.
Meu gastro disse que não recomendaria a cirurgia pois é arriscada de dez cinco da errada , procede? Tenho hernia de hiato e comecei ontem o tratamento com 75 dias com remédio Dexilant. Estou com medo, em pânico . Choro quase toda noite de desespero e encomodo.. gostaria de ajuda solução, tenho pânico de lugar totalmente fechado não consigo me imaginar tendo problema com a respiração.
A Cirurgia é um etapa de tratamento para alguns casos de refluxo (não para todos). Todos os pacientes independente de terem ou não realizado a cirurgia devem mudar hábitos alimentares, comportamentais e emocionais (stress e ansiedade). Pacientes que apresentam sintomas mesmo em uso de medicação devem olhar com muita atenção para os seus hábitos alimentares pois deve haver alguns equívocos. Procure seu médico.
Bom dia. Tenho muita azia principalmente depois de comer alguns alimentos.
Já fiz várias endoscopia meu médico falou q tenho gastrite úlcera uma hérnia de hiato e H Pilory.
Já fiz duas o tratamento dor não tenho mais tenho muita azia. Oq devo fazer? Me ajude são muitas noites de azia.
Se os sintomas se mantém mesmo após tratamento medicamentoso você deve prestar no que come e principalmente como se alimenta. Mudanças alimentares e comportamentais são fundamentais para um resultado a longo prazo.
Olá meu nome e marcos moro em Manaus gostaria de saber qual a diferença entre hérnia de duodeno e hérnia de hiato, fiz uma endoscopia e foi detectado uma hérnia de duodeno com uma gastrite leve é quais os procedimento a serem feitos para ter uma melhor condição de vida.
A hérnia de duodeno é uma hérnia rara que ocorre na primeira porção intestinal após o estômago. Já a hérnia de Hiato ocorre na transição esôfago gástrica.
Boa tarde è possivel curar hernia de hiato com alimentação ? sou magra, pratico esportes, me alimento bem, porém alguns alimentos como gluten, café deixei de consumir. sinto apenas tosse e irritação na laringe, sempre foi meu unico sintoma, junto com regurgitação, qdo como um pouco a mais. estou tomando desilant 60, e estou a 5 dias sem sintomas. minha queixa é laringe… 2 médicos sugeriu cirurgia ou tomo remédio o resto da vida. Estou sem saber o que é melhor. Me privo de tudo, porém tenho uma saúde melhor… porem tomo remédio…. cirurgia seria ideal ? já passei com vcs, e sempre foi dado remédio pra mim, porém tomo e paro… não gosto de tomar medicamentos, gosto de tratamentos naturais. Pode me orientar ?
A hérnia de Hiato é uma condição de alteração da anatomia. O uso de medicações e bons comportamentos alimentares podem minimizar o impacto dela. Entretanto, em alguns casos a cirurgia se faz necessária.
Bom dia. Tenho Hérnia de hiato já com 12 cms. Meu médico diz que pela minha idade não devo operar mais tenho muitos sintomas. Tomo Dexilant 30 mg a muito tempo. O que me dizem? Moro em Brasília. Obrigada
Pacientes com Hérnia de Hiato e refluxo deve mm ser avaliados individualmente através de exames e história clínica. Você precisa fazer mais exames específicos para definir a conduta adequada
Fiz cirurgia de correção de hérnia de hiato há uns 15 anos, quando tive que tirar a vesícula. A hérnia não me incomodava, mas depois que fiz a cirurgia, ficou horrível, dependendo do que como, principalmente arroz, meu esofago fica como se fosse um cano entupido. A comida não desce e fica parada, causa uma dor muito forte. Se tomar algum líquido para empurrar, é pior. As vezes paro de comer e espero, caso não desça, tenho que fazer sair. Na maioria das vez sai sozinho pois tenho muito refluxo e antes não tinha nem azia. No meu caso, acho que não foi um bom negócio ter mexido, o médico só descobriu por causa da vesícula que estava cheia de pedrinhas e eu tinha muita dor no estômago.
Meu filho tem 9 anos foi diagnosticado com refuxo grave e le tambem tem arritimia cardiaca e recentemente vem tendo muitas dores abdominais nao quer se alimentar sente enjoo vomita tem tontura os medicos receitaram remedios e fazer dieta porem nao esta adiantando.
Doença do refluxo em crianças precisa ser avaliado por um gastroenterologista infantil e infelizmente não dispomos de tal especialidade na equipe.
Oi, já tenho 62 anos ,desde de 2008 tenho hernia de hiato, comecei tratamento em 2014 ,desde então tomo remédios, tive h.pilory uma vez , já fui encaminhada três vezes a cirurgia, da qual tenho pânico, reeduquei minha alimentação, e quase não sinto nada, porém,sou escrava do esomeprasol ,será que devo realmente fazer essa cirurgia? Tem algum modo cirúrgico menos arriscado do que o método tradicional? Me ajudem ,por favor..
Todo caso precisa ser individualizado. A ideia da cirurgia é minimizar o impacto do refluxo e, em alguns casos, diminuir o uso da medicação. Não existe garantia de que com a cirurgia o paciente não usará mais medicação. Quanto ao uso crônico do pantoprazol trata-se de uma medicação segura e com poucos efeitos adversos. Converse com seu médico para entender qual o melhor tratamento para você
Bom dia! Tenho 34 anos, fui diagnosticada com Hérnia de Hiato, e faço tratamento com esomeprazol 20mg, porém não gosto de tomar medicamentos e li que o uso prolongado deste IBP traz consequencias ao organismo a longo prazo. Amanhã dia 03/08 vou consultar médico para avaliar a possibilidade de fazer cirurgia para corrigir a hérnia, tenho muito receio ainda, muitas dúvidas, mas gostaria de saber a opinião com relação a respiração, afeta em algo? Pois além disso eu tenho desvio de septo e costumo respirar pela boca, pergunto para saber se a cirurgia pode interferir em algo, prejudicar a respiração…
Obrigada
Não existe relação entre a cirurgia e a respiração. A ideia da cirurgia é minimizar os impactos do refluxo.
Bom dia! Tenho 38 anos, tenho gastrite crônica e hérnia hiatal por deslizamento, e agora fiz uma endoscopia e apresentou esofagite erosiva grau leve, tenho muitos sintomas, muita azia queimação e dor, dificuldade para engolir, e agora muito refluxo,queria saber se é por causa da hérnia que os sintomas vem aumentando, ou será devido essa esofagite, se for possível, me oriente por favor, desde já agradeço!
A Hérnia pode piorar refluxo, entretanto a principal causa do refluxo são alimentos errados e péssimos hábitos alimentares como, por exemplo, comer rápido. Você precisa de outros exames para definir se o seu caso é cirúrgico ou não, porém vale ressaltar que hoje apenas uma pequena parte da população se beneficiaria com a cirurgia.
Fiz há dez anos retirada de vesícula,e hérnia de hiato,tenho asma,e DPOC,com o tempo voltou refluxo, ânsia de vômito,fui há vários médicos; e todos dizem que não pode refazer a cirurgia, gostaria de saber se é verdade: que não faz a cirurgia de hérnia de hiato? Porque com tomografia recente aparece que está inflamada a entrada do estômago e a hérnia de hiato está inchada..por gentileza orientação
Não é verdade que não se pode operar novamente da Hérnia de Hiato. Entretanto, muitas vezes o paciente volta a ter sintomas não pela hérnia mas sim por hábitos alimentares e comportamentais errados. Procure o seu médico para uma avaliação mais adequada e completa para definir qual seria o melhor tratamento para você.
Boa noite fiz exame de endoscopia e tomografia computadorizada de abdômen e pelve nos exames deu volumosa hérnia gastro hiatal,na endoscopia deu hérnia hiatal por deslizamento tipo 1,vcs poderiam me falar se é caso para cirurgia,pois tenho medo de fazer cirurgia por vídeo.Obrigada
Apenas pelos exames não é possível dizer se existe ou não indicação cirurgia. É necessária uma avaliação mais adequada e eventuais outros exames.
tenho hérnia de hiato, esse problema não me deixa dormir. Eu não consegui encontrar conforto nessas explicações pois parece que o problema não tem solução.
Geralmente o problema não é exclusivamente da Hérnia de Hiato. Ela geralmente potencializa sintomas mas a principal causa de não dormir a noite são hábitos alimentares ruins e má alimentação. Procure seu médico para uma melhor avaliação.
Doutor, minha mãe teve refluxo quase a vida toda, tem disfagia há um ano, fizemos endoscopia e saiu hérnia de hiato e anel de schatzki, mandaram um tratamento pior, não vejo melhora, Vejo que no caso dela piora, aconselha-se uma operação?
para realização de cirurgia de esôfago precisamos de mais exames para entender melhor o quadro dela e avaliar se a cirurgia poderá trazer benefícios.
Dr , fiz uma endoscopia recentemente e deu hérnia de hiato de 10 cm, esofagite de grau D de Los Angeles, gastrite, úlcera péptica, mas negativo para a bactéria, retirou pólipo, que enviou para biópsia. Enfim, estou em tratamento com os zois e domperidona, tenho 64 anos e já fui em dois médicos, um me disse que o meu caso é cirúrgico, o outro diz que não aconselha fazer a cirurgia e que se emagrecer e comer de maneira correta o problema será solucionar. E aí o que vc me aconselha???
Aconselho mais exames para investigação. Apenas endoscopia não é necessário para definição de caso cirúrgico ou não.
Quais outros exames complementares , além da endoscopia para indicar uma cirurgia de hérnia de hiato? Tomo continuamente prazois, omeprazol, pantoprazol, dexilant , domperidona há 1 ano e nenhum está fazendo efeito , tenho queimação todos os dias , já tive mudança de hábito, já era magra e perdi mais peso .Na endoscopia saiu gastrite crônica leve e hérnia de hiato por deslizamento pequena .
A definição de exames depende de uma avaliação mais precisa através de história clínica e histórico do paciente. Na maior parte das vezes para definir cirurgia a endoscopia sozinha não funciona sendo necessário outros exames de acordo com cada paciente.
Fiz recentemente cirugia de hernia de hiato e passado seis meses fui fazer a endoscopia onde deu hernia de hiato por desligamento isso e normal ou nao foi resolvido a cirurgia ?
Isso pode acontecer e não quer que não está fazendo efeito. Procure seu médico para uma melhor avaliação.
Hérnia Hiatal por deslizamento requer cirugia?
Se os exames recentes não mostraram nenhuma alteração significativa, a chance de câncer é muito pequena. Procure seu médico para uma avaliação mais adequada.