No momento, você está visualizando Hérnia Interna (Hérnia de Petersen)

Hérnia Interna (Hérnia de Petersen)

O tipo de cirurgia bariátrica mais realizado no brasil é o By-pass Gástrico em Y-de-Roux, que é uma cirurgia extremamente segura, especialmente quando realizada por uma equipe especializada em cirurgia bariátrica. No entanto, não é isenta de complicações, que se não diagnosticadas e tratadas rapidamente de forma adequada, podem representar risco aumentado para o paciente.

O by-pass promove uma diminuição importante no tamanho do estômago, formando um pequena bolsa (“pouch”) e um desvio na passagem de alimentos no intestino através de uma alça intestinal que é cortada (com uso de grampeadores cirúrgicos) e levada até o “pouch” onde é realizada uma anastomose, que é a união através de grampeamento e sutura do novo estômago reduzido e da alça intestinal.

Ao levar a alça intestinal para a realização desta anastomose, o cirurgião causa uma mudança na anatomia normal do paciente. Esta alça passa a cruzar anteriormente uma parte do intestino grosso, chamada de cólon transverso (que é a parte do intestino onde são formadas as fezes). O intestino grosso, assim como todas as alças intestinais são ligadas a parede abdominal no dorso do paciente por tecidos gordurosos chamados de “meso”, que é pelo qual chegam nos intestinos os vasos linfáticos e sanguíneos que nutrem esses órgãos. O contato do meso do intestino grosso com o meso da alça intestinal gerado na cirurgia provoca o surgimento de um espaço, chamado de brecha (espaço de Petersen), que não existia antes da cirurgia.

Como o intestino delgado (alças intestinais), apesar de conectado a parede abdominal, tem uma movimentação relativamente livre e normal dentro do abdome, pode ocorrer a passagem de alguns segmentos do intestino através desta brecha, causando uma hérnia interna (hérnia é a passagem de tecidos do corpo por orifícios ou brechas). Esta passagem pode ser completamente assintomática e não causar prejuízo algum ao paciente, no entanto, quando uma grande quantidade de alças passa por esta brecha ou a própria alimentação normal do paciente promove uma distensão ou aumento destas alças, este espaço pode tornar-se apertado e causar sintomas e até complicações.

Estas complicações ocorrem porque quando o espaço se torna justo demais, a chegada de sangue e nutrientes ao intestino fica prejudicada, e se não tratadas a tempo, podem gerar necrose do intestino e perfurações, quadro que pode se tornar grave e exigir cirurgia de grande porte com retirada dos segmentos do intestino afetados.

O fechamento do espaço de Petersen durante a cirurgia do By-pass pode ser realizado através de sutura e é recomendado, no entanto, não há consenso entre os especialistas da área sobre a necessidade de fechamento deste espaço em todos os pacientes. O próprio emagrecimento do paciente pode fazer com que um espaço fechado anteriormente possa se abrir e causar as mesmas complicações, já que a sutura é realizada em tecido gorduroso, que é um tecido frágil e passível de se romper.

Quais os sintomas de uma hérnia interna e quando ela ocorre?

O principal sintoma é dor, que pode ser de forte intensidade, geralmente na parte superior do abdome, podendo irradiar para o dorso. Ocorre principalmente após o paciente se alimentar, de forma intermitente, e pode melhorar espontaneamente após algum tempo ou com uso de analgésicos. Náuseas e vômitos também são comuns, além de distensão abdominal (aumento do volume do abdome). A hérnia pode ocorrer em qualquer momento do pós-operatório do paciente, mas tende a ser mais comum após os primeiros meses, quando o emagrecimento do paciente é mais intenso.

O diagnóstico pode ser desafiador, especialmente para médicos clínicos ou não habituados com as alterações do paciente bariátrico, por se tratar de quadro inespecífico. Exames de imagem como tomografia podem ajudar, no entanto podem não apresentar alterações ou serem de difícil visualização pelo radiologista.

É importante que na ocorrência de quadros suspeitos, com dor abdominal, o paciente tenha a avaliação de um cirurgião bariátrico, que irá definir os exames necessários e as intervenções que o paciente necessitará, podendo ser inclusive cirúrgicas, com correção da hérnia interna antes da ocorrência de complicações e novo fechamento do espaço de Petersen, procedimento que pode ser realizado por acesso laparoscópico.

 

Dr. Nathan Rostey (CRM 180.456)

Este post tem 4 comentários

  1. Suelen Silva

    E normal ganhar algum peso depois de 5 anos de cirurgia bariátrica

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Sim é possível o paciente reganhar peso após a cirurgia Bariátrica. Lembre-se que a doença obesidade é uma doença que NÃO TEM CURA. A cirurgia é um tratamento que sem comprometimento e adesão à equipe multidisciplinar pode não ter o resultado desejado.

  2. Suelen aparecida Assis da Silva

    Sou bariátrica a 5 anos no segundo ano após comecei a sentir muitas dores na região abdominal e nada de descobri o que era até que um dia viram uma hérnia umbilical mas mesmo assim não justificava tantas dores recorrente com uso de medicações fortíssimas e injetaveis recorrentes idas hospital o médico entendeu que seria uma hérnia de Peterson
    E estou fazendo o pré operatório para realizar a cirurgia de laparoscopia exploradora para certificar e se for o caso fazer a correção

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Em alguns casos pode haver o surgimento da Hérnia de Petersen que devem ser tratadas por videolaparoscopia.

Deixe um comentário