No momento, você está visualizando A importância do Ferro na Cirurgia Bariátrica

A importância do Ferro na Cirurgia Bariátrica

A frequência de pacientes que desenvolvem deficiência de ferro nos dois primeiros anos após a cirurgia bariátrica varia entre 15% e 60%, e as principais causas desta complicação são: intolerância às carnes em geral, menstruação, diminuição da secreção do ácido gástrico e exclusão do duodeno do trânsito alimentar, que corresponde à principal área de absorção do ferro proveniente da dieta.

A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1975) como um estado em que a concentração de hemoglobina do sangue é anormalmente baixa em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. Pode afetar 2/3 dos pacientes pós-operados; isso se deve à deficiência de ferro e vitamina B12, ácido fólico e micronutrientes, associado a um processo inflamatório crônico.

A presença de anemia antes da cirurgia está relacionada ao aumento da morbidade e mortalidade após a cirurgia bariátrica, além de menor redução da qualidade de vida. Quando a anemia é tratada antes da cirurgia, melhores resultados e melhor qualidade de vida são observadas.

Os principais sinais e sintomas de deficiência são: anemia ferropriva, redução na produtividade no trabalho, redução na capacidade de aprendizado, retardo no crescimento, apatia, perda de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer, mortalidade perinatal. 

É fundamental para a manutenção de níveis ideais de ferro o uso de alimentos fontes, sendo o fígado e vísceras (rim e coração) as principais fontes. Carne de aves, boi, peixes e mariscos também apresentam boas reservas de ferro. Outros alimentos que são fontes de ferro são: leguminosas como feijão, soja e lentilha, vegetais verde-escuros, cereais integrais e frutas.

O uso de vitaminas regulares e o acompanhamento com a equipe multidisciplinar traz a uma diagnostico precoce de anemia e assim uma resolução breve e sem grandes impactos ao paciente.

 

Dr. Ricardo Fernandes CRM 90.656 / Dr. Felipe Rossi CRM 142.064

Este post tem 2 comentários

  1. Andrea Gomes Nascimento

    Fiz a cirurgia bariátrica há 8 anos com o Dr. Renato Barreto e de uns 3 anos pra cá venho apresentado anemia com maior frequência, mesmo comendo alimentos ricos em ferro e tomando vitaminas.
    Sem falar que neste ano 2020 tive um ganho de peso considerável.
    Estou bem chateada com tudo isso!!!
    Este ano já é a terceira vez que tenho que fazer reposição de ferro endovenoso sem falar no ganho de peso, que até então nunca tinha acontecido.

    1. RR Médicos Cirurgiões

      Boa noite. Marque um retorno com seu cirurgião e a equipe multidisciplinar. Precisamos avaliar qual a causa da anemia e montar um programa para readequação do peso. Nunca podemos esquecer que obesidade é uma doença crônica sem cura e que bons hábitos e a acompanhamento regular são primordiais para um bom resultado. Aguardamos você no consultório.

Deixe um comentário