Você está visualizando atualmente Certificação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica IQ III (Qualificação Ouro) – Dr. Marçal Rossi e Dr. Felipe Rossi

Certificação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica IQ III (Qualificação Ouro) – Dr. Marçal Rossi e Dr. Felipe Rossi

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu a entrega dos primeiros 65 certificados para profissionais e hospitais que cumpriram todas as etapas do Programa de Certificação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizado pela WMA – World Medical Accreditation. O objetivo é aferir a qualidade do serviço oferecido por hospitais, cirurgiões e equipes multidisciplinares e aumentar a segurança do paciente que passa pela cirurgia.

No primeiro momento apenas 56 médicos de todo o Brasil foram certificados. Destes, 16 atuam no Estado de SP e apenas 9 cirurgiões na Grande SP.

Dr. Marçal Rossi e Dr. Felipe Rossi foram creditados com qualificação máxima preenchendo todos os critérios estipulados pela WMA. Ambos são os primeiros cirurgiões da região do ABC a possuir a Acreditação.

Segundo o presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão: “Este programa vai elevar os padrões dos serviços acreditados e trará ainda mais segurança para o paciente, especialmente em um momento que todos buscam segurança e melhoria da qualidade de vida. É a comprovação de que entidade e profissionais estão aptos para exercer da melhor maneira a cirurgia bariátrica e metabólica”.

Entendendo a Certificação e a Acreditação na área médica

Na área médica, a Certificação é o processo que afere e comprova a adoção de padrões de qualidade por parte dos médicos e profissionais de saúde, assegurando a excelência nos procedimentos realizados, gerando segurança e confiança para os pacientes.

Já a Acreditação é destinada unicamente às instituições de saúde, como clínicas e hospitais. Além de incluir os processos de Certificação, a Acreditação soma uma avaliação completa dos recursos institucionais, a fim de garantir padrões de qualidade e segurança aos pacientes desses estabelecimentos.

A obtenção da Certificação por parte dos médicos e profissionais de saúde e da Acreditação pelos hospitais vai muito além da conquista de um certificado. Trata-se de um rigoroso processo para aferir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais e instituições de saúde e de uma forma para melhorar continuamente os serviços oferecidos.

A Certificação e a Acreditação agregam resultados e garantem a segurança aos pacientes. Certificar e acreditar é também educar para as boas práticas da área da saúde.

Como é feita

O Programa de Acreditação e Certificação em cirurgia bariátrica e metabólica está sendo realizado pela WMA – World Medical Accreditation, responsável por operacionalizar o processo de solicitação, auditoria e elegibilidade de Certificação e Acreditação homologadas e reconhecidas por sociedades de diferentes especialidades médicas.

A avaliação para Certificação e Acreditação é rigorosamente estruturada de acordo com as áreas de atuação e testa a capacidade do serviço em relação às melhores práticas nacionais e internacionais de segurança e qualidade.

Baseia-se num programa de certificação e acreditação mundial padronizado, que reconhece que um serviço, médico ou hospital preenchem todos os pré-requisitos na experiência prática de atendimento ao paciente.

Ao completar o Programa de Certificação ou Acreditação, o médico, especialidades associadas ou hospital adquirem uma distinção de referência dentro da sua comunidade profissional atestando sua máxima capacitação.

Deixe um comentário